Artigos arquivados em " Dezembro, 2018"

O Sistema Integrado de Emergência Médica

SIEM

Segundo o Instituto da Mobilidade e dos Transportes Terrestres (IMTT) o Sistema Integrado de Emergência Médica (SIEM) é o conjunto dos meios e das ações programadas para possibilitar uma ação rápida, eficaz e com economia de meios em situações de emergência médica, onde também intervêm o público em geral, para além do pessoal especializado em socorro.

Caso detete um acidente não é obrigado a parar para dar assistência, mas é obrigatório dar o alerta sobre o acidente, se não o fizer pode incorrer no crime de omissão de auxílio previsto e punido pelo artigo 200.º do Código Penal.

Ler mais…

O que levar na bagageira (3): Outros itens

bagageira 3

Ao tentar analisar o que deve levar na bagageira no tempo muito frio e em condições de condução difíceis características do inverno, pondere levar uma muda de roupas, pois uma avaria ou acidente pode coloca-lo exposto, inesperadamente, ao frio.

Em casos menos graves, como por exemplo, ter necessidade de trocar uma roda, poderá se molhar e se não possuir uma muda de roupa poderá sofrer em casos extremos até pode chegar a ficar com hipotermia, antes de conseguir trocar para uma roupa seca.

Ler mais…

A curiosa influência do estimulo visual

Guardia Nacional Republicana

É surpreendente como a nossa atitude ao volante pode normalmente ser bastante condicionada pelos sinais visuais explícitos ou implícitos que captamos à nossa volta.

Sempre achei bastante engraçado ver como os carros quando circulam próximo de um veiculo da policia se tornam-se de repente muito respeitadores e bastante educados: até ligam o pisca para qualquer mudança de via, circulando a uma velocidade bastante razoável, sempre cedendo a passagem a outros veículos…! até mesmo parando nas passadeiras dos peões!

Ler mais…

A rádio do carro pode ser uma grande companheira de viagem

Rádio do carro

A rádio do carro pode ser uma grande companheira de viagem. Ajuda-nos a tornar o trajeto menos aborrecido, combate a monotonia da estrada e ainda nos proporciona informação, música e entretenimento. É fundamentalmente mais um elemento de segurança ativa do veículo, uma vez que ao evitar o adormecimento do condutor, o poupa a um susto na estrada.

Claro que este elemento de segurança pode também ele facilmente funcionar ao contrario do desejado. Dependerá do bom uso que lhe dermos ter uma boa companheira de viajem ou a pior companhia para se ter dentro de um carro.

Ler mais…

O que levar na bagageira (2): Kit de primeiros socorros

kit primeiros socorros
Muitos fazem da bagageira do carro uma arrecadação ambulante, transportando peso desnecessário e, consequentemente, fazendo o carro consumir mais combustível, aumentando o peso do carro e em casos extremos tornando-o mais difícil de conduzir sem necessidade. Mas teremos na bagageira o realmente necessário? Como por exemplo um kit de primeiros socorros?

Um dos itens mais importantes que deverá possuir na sua bagageira é um kit de primeiros socorros, em caso de um acidente de automóvel, um kit de primeiros socorros pode fornecer uma assistência significativa e até mesmo salvar vidas antes da ajuda especializada chegar ao local do acidente.

Ler mais…

O que levar na bagageira (1): Cabos de bateria

Bateria

Muitos fazem da bagageira do carro uma arrecadação ambulante, transportando peso desnecessário e, consequentemente, fazendo o carro consumir mais combustível, aumentando o peso do carro e em casos extremos tornando-o mais difícil de conduzir sem necessidade. Mas teremos na bagageira o realmente necessário? Como por exemplo os cabos de bateria?

A bateria é uma peça essencial desde que os fabricantes de automóveis abandonaram as manivelas para colocar em funcionamento os motores, com pequenos esquecimentos como por exemplo, deixar as luzes acesas, ou o rádio ligado conseguimos que a bateria descarregue e deixe de ter capacidade para o que é mais precisa, naturalmente que a vida útil da bateria também tem um fim e um dia ela deixa de ter carga suficiente para conseguir colocar o motor a trabalhar.

Ler mais…

Conselhos de segurança para a condução no inverno

Condução no inverno

A condução no inverno é a condução numa época do ano em que as condições meteorológicas tornam complicado circular com o nosso veículo, e é frequente depararmo-nos com chuva, vento, neve, granizo, gelo e outras condições meteorológicas que dificultam bastante a condução.

É por isso que os conselhos de segurança para a condução no inverno enchem muitas páginas de revistas especializadas, como Circula Seguro, e não podíamos fazer outra coisa senão trazer-lhe alguns conselhos a ter em conta se conduzir nestes dias.

Ler mais…

Corrida…de Taxi

Corrida... de Taxi.

O vocabulário português é muito rico e como tal permite atribuir diversas conotações à mesma palavra. Temos, no entanto, que perceber que o facto de atribuirmos um determinado significado, este não pode ser comparado com outro associado à mesma palavra.

A palavra “corrida” pode significar em termos desportivos o acto de competir entre dois ou mais elementos, pode ser utilizada numa intensão de ir a algum lugar rapidamente; “Vou lá numa corrida.”, e pode significar o frete de um serviço de Taxi; ” A corrida custa…”. E era aqui que eu queria chegar. A corrida de um serviço de Taxi.

Ler mais…

Condução noturna

Condução noturna

Muitos são os condutores que afirmam ter preferencia pela condução noturna em detrimento da condução diurna. Entre outras coisas, que veremos mais adiante, alegam o menor fluxo de trânsito que se verifica no período noturno.

Em primeiro lugar devemos perceber, mesmo os mais acérrimos defensores da condução noturna, que existe uma enorme diferença entre o nível de risco de acidente nos dois campos da condução. A diurna e a noturna.  Nível esse que faz toda a diferença quando se avaliar a(s) causa(s) da sinistralidade rodoviária.

Ler mais…

Avaliação médica

Avaliação médica

Um individuo para ser condutor, seja de que categoria de veículo for, tem de apresentar condições psicofísicas enquadradas com as que o regulamento prevê. Ou seja, mesmo apresentando algum tipo de problema, a legislação prevê adaptações ao veículo, adaptações estas que serão consagradas na respetiva carta de condução através de códigos homologados.

Uma avaliação médica para candidatos à aquisição de carta de condução deve, segundo o mesmo regulamento, incidir sobre diversos pontos. Pretende-se com isso garantir que nas estradas vão circular condutores física e emocionalmente capazes, mesmo que para tal se tenha de adaptar o veículo ao condutor.

Ler mais…