Artigos arquivados em " Novembro, 2018"

Uma assistência não muito segura

Uma assistência não muito segura

Felizmente para alguns de nós, condutores e proprietários de veículos, temos uma assistência em viagem, associada ao seguro de responsabilidade civil do nosso veículo. É um complemento que serve, essencialmente, para nos ajudar e apoiar na estrada quando temos algum problema com a nossa viatura e que não pode ser resolvido no imediato ou através da nossa parca competência.

Outros há, no entanto, que contratam outros serviços e instituições e que têm outro tipo de apoios. Por exemplo, se tivermos um furo no nosso automóvel, a assistência em viagem, provavelmente, não se irá deslocar ao local onde estamos para nos ajudar a substituir um pneu.

Ler mais…

Os problemas da condução nocturna (2)

Os problemas da condução nocturna (2)

No dia 6 de Novembro postei um artigo sobre os perigos de conduzir durante a noite na estrada municipal que faz a ligação entre os semáforos de Quinhendros, no Concelho de Montemor-o-Velho e a localidade de Santana. Também, esta última localidade, que pertence ao Concelho da Figueira da Foz e a localidade da Tocha, Concelho de Cantanhede.

É uma estrada com algum movimento, apesar de ser municipal e atravessar localidades rurais. Acontece que, felizmente e será sempre de louvar, alguém da autarquia da Figueira da Foz leu o artigo, ou por pura coincidência aconteceu, as marcas rodoviárias foram repostas. Conseguiu-se criar uma nova condição na segurança da condução nocturna daquela via, ou parte dela.

Ler mais…

Cinco anos de luto nas estradas portuguesas

Cinco anos de luto nas estradas portuguesas

São assustadores os números que vão surgindo relativamente à sinistralidade e sua consequências em Portugal. São valores que nos deveriam levar a meditar sobre o que andamos, todos nós, ao abrigo da nossa responsabilidade, a fazer nas estradas onde desenvolvemos a nossa condução.

Por hábito, a culpa é sempre do outro. As estradas estão repletas de culpados que o não são, assim como de inocentes que têm muita culpa. Mas essa atribuição de culpa ou responsabilidade de nada vale se nada for realmente feito.

Ler mais…

Raiva na estrada

MINOLTA DIGITAL CAMERA

A raiva na estrada é um problema crescente em nossas estradas. Aprender a lidar com a raiva da estrada pode ajudar a contornar os perigosos acessos de raiva, que muitas vezes acontecem após um pequeno incidente, atrito, ou até somente uma hesitação no trânsito.

Os acessos de raiva na estrada podem ocorrer com os outros condutores, ou consigo, para evitar aborrecimentos e dissabores aprenda a detetar os sintomas na forma de conduzir, tanto na sua como na dos outros condutores. Saiba mais sobre este assunto aqui. Ler mais…

Quando não se usa o cinto de segurança ao abrigo da lei

Quando não se usa o cinto de segurança

O cinto de segurança nos automóveis é um elemento da segurança passiva que tem como finalidade, salvar vidas. Está regulamentado na lei portuguesa a obrigatoriedade do seu uso, por parte de todos os elementos que se façam transportar dentro da viatura, inclusive animais.

No entanto, existem algumas exceções na legislação, lacunas no meu ponto de vista, onde é permitido que o condutor não faça uso deste equipamento de elevada importância. Condutores de Táxis, de veículos da polícia e dos bombeiros, estão isentos ao uso quando circulam dentro de localidades.

Ler mais…

Circulação nocturna e respeito pela sinalização

Circulação nocturna e respeito pela sinalização

Como tantas outras cidades, também Coimbra tem um fluxo de trânsito de peões elevado. Fluxo esse que é superior em dois períodos do dia; de manhã e ao final da tarde. Esse aumento é fácilmente verificado junto à estação de caminhos-de-ferro.

Junto a esse local, existe um elevado movimento de veículos. Estando a localização regulada por sinais luminosos com temporizador, torna-se fácil a convivência de todos… desde que todos respeitem essa sinalização.

Ler mais…

Vantagens e desvantagens do Carro Eléctrico VS Gasolina

Renault Zoe - Circula Seguro

 

O veículo eléctrico constitui a melhor solução de mobilidade para responder às questões actuais do aquecimento global, da qualidade do ar que respiramos e da dependência que existe dos combustíveis fosseis.

Todos os que querem contribuir para um mundo mais ecológico têm agora a possibilidade de tirar partido das vantagens dos veículos eléctricos, uma vez que o seu uso será cada vez mais massificado. Ler mais…

Passagens para peões, seguras, na cidade de Coimbra

Passagem para peões segura na cidade de Coimbra

Num meio urbano, seja ele qual for, nem sempre é fácil conseguir-se encontrar as melhores soluções para que haja uma harmonia entre quem da via pública necessita para se fazer deslocar entre dois pontos. Peões e automóveis, muitas vezes não combinam.

No entanto, uma vez que ambos existem, é necessário procurar as melhores soluções para que consigam coabitar no menor perigo possível, diminuindo o risco de acidente. Se se conseguir desenvolver soluções que sirvam as duas partes, consegue-se resolver esse problema.

Ler mais…

Distrações na via pública

I don't have model releases, so use it at your own risk.

Quando um carro realmente exótico, seja desportivo ou de luxo, passa na estrada chama a atenção e provoca a admiração de todos, provocando uma distração generalizada a quase todos nas redondezas, assim como quando passa alguém com uma indumentária mais provocante ou “exótica”, muitos distraem-se, sejam condutores ou transeuntes.

Há muitas outras coisas fora do veículo em que circulamos que nos distraem, desde um anúncio, uma casa colorida, um acidente na faixa contrária, e outras muitas que nos distraem mesmo dentro do veículo, os mais comuns serão um telefonema, o cigarro, beber água enquanto conduzimos, estas que são provavelmente as mais perigosas.
Ler mais…