Artigos arquivados em " Fevereiro, 2019"

União Europeia a favor das caixas negras nos carros

caixa negra

Esclarecer o que aconteceu num acidente rodoviário pode não ser algo simples. As reais causas dos mesmos partem de uma série de dados recolhidos de que quem sobreviveu, testemunhas oculares, a posição final dos veículos implicados, as marcas deixadas no piso e o estado final dos travões. Muitos questionam, nesta altura, por que é que inovações tecnológicas como as caixas negras ainda não são tidas em conta?

Ler mais…

Alguns conselhos para fazer uma viagem num automóvel clássico

Chegou o momento de se deslocar no seu automóvel clássico a um evento/encontro que se realiza numa localidade mais afastada do sítio onde mora, uma concentração à qual não podemos faltar. Para que cheguemos sem problemas de maior, o mais importante é rever e deixar no ponto o nosso veículo, cuidando da sua manutenção, pela nossa segurança e dos demais.

Ler mais…

A mudança do paradigma da mobilidade

 

O paradigma atual de mobilidade centra-se no transporte individual em veículos próprios, apesar das tentativas de incentivar o transporte coletivo. Em algumas cidades, poucas, existem taxas altas de utilização destes transportes, geralmente na vertente multimodal. Em outros casos e essencialmente devido à orografia de cada urbe existem outros modos que são muito utilizados. Numas cidades circula-se a noutras de bicicleta, cada caso é um caso.

Os ambientes urbanos estão por norma mal preparados para os modos não gastadores de energia e com sistemas de transportes coletivos deficitários na cobertura, com muitas falhas de pontualidade e horários desadequados das necessidades. Este cenário encontrar-se estabilizado há decénios, mesmo com sistemas intermodais mais modernos a oferta por vezes não é atrativa. Veja como deverá ocorrer a mudança do paradigma da mobilidade. Ler mais…

Como conduzir numa zona da estrada repleta de folhas húmidas?

Concerteza que já parou o carro para contemplar as almofadas de tons ocre que decoram de forma involuntária os passeios e as estradas do país. São maravilhosas as paisagens que nos deixam os amontoados de folhas caídas nas estradas durante estes meses do ano, mas é preciso ter muito cuidado ao conduzir sobre essas folhas no asfalto. A sua capacidade para fazer resvalar um veículo que circula é grande.
Ler mais…

Moto 4: Um veículo ao qual não devemos perder o respeito

moto 4

A infeliz morte do antigo piloto Ángel Nieto no verão de 2017 foi um dos principais motivos pelos quais a segurança neste tipo de veículos ganhou nova dimensão e obteve maior atenção. O acidente, na ilha espanhola de Ibiza, enquanto andava de Moto 4 provocou ao motociclista um traumatismo craniano que, uns dias mais tarde, viria a causar-lhe a morte na Policlínica Nuestra Señora del Rosario. O verão é, talvez, uma das temporadas em que se dá mais uso a este veículo e, portanto, a altura em que mais acidentes mortais acontecem.

Ler mais…

Evolução técnica e condutores idosos

Os novos veículos possuem uma série de tecnologias e sistemas que aumentam exponencialmente a segurança. Com o premir de um botão, pode ativar o estacionamento automático. Pode ativar até um sistema de condução autónomo, talvez ainda não sejam 100% eficazes, mas alguns veículos já os possuem. Embora preveja-se que no futuro os carros tenham a capacidade de conduzir-se de forma totalmente independente.

Ao fazê-lo, os veículos vão obedecer às leis de trânsito e aos limites de velocidade, o que deverá tornar o transporte mais seguro. É interessante analisar este fato em conjunto com outro, o dos condutores idosos. Estes têm vindo a aumentar com um incremento acentuado na proporção que esta faixa etária tem em relação ao total de condutores. Como será que a evolução técnica e os condutores idosos irão se relacionar? Ler mais…