Aditivos podem ser solução para poupar combustível… no camião

Também é possível melhorar o consumo do combustível, numa altura em que o preço sobe diariamente, com a adição de alguns aditivos ao gasóleo. São algumas as marcas que têm no mercado produtos capazes de reduzir esse mesmo consumo. O Circula Seguro explica-lhe como funcionam alguns destes produtos.


Numa altura em que o preço dos combustíveis sobe sem travão aparente por parte do governo, é cada vez mais premente arranjar soluções simples e baratas para tentar baixar o consumo de combustível. Os profissionais da manutenção e reparação de veículos pesados têm à disposição diversos produtos que vão neste sentido. São algmas as marcas que comercializam aditivos e produtos que reforçam a ação do combustível com o objectivo de combater o desgaste do motor e melhorar o consumo do mesmo.

Alguns dos produtos que lhe mostramos nesta edição foram pensados para prevenir ou resolver os principais problemas que se colocam no dia-a-dia, em especial em veículos com um desgaste rápido fruto dos muitos quilómetros que percorrem. A Liqui Moly, por exemplo, comercializa a linha Pro-Line e em especial os aditivos que permitem evitar uma grande percentagem das imobilizações forçadas e otimizar e reduzir o gasto de combustível e as emissões de poluentes. São parceiros de proximidade e de longo prazo com as oficinas e as frotas de pesados. Este aditivos são ainda grandes aliados na manutenção dos veículos.
Um deste produtos tem vindo a evidenciar-se como um dos best-sellers da linha de aditivos no mercado. Chama-se Pro-Line é o Super Diesel Additive. Um teste independente feito numa frota alemã mostrou resultados positivos se tivermos em conta a facilidade de utilização do aditivo. O resultado é uma redução significativa nos custos de operação mensais de cada um dos camiões ou autocarros. A poupança no gasto de combustível e emissões de CO2 conseguida foi de 3%. E convém não esquecer que cada litro de gasóleo poupado reduz a emissão de dióxido de carbono em 2,62 kg. Em Portugal está também a decorrer um teste numa frota para atestar a capacidade do produto.
As quatro principais funções deste produto:

– LUBRIFICA

As bombas de injeção e os injetores dos motores modernos, com as suas elevadas pressões de sistema e reduzidas tolerâncias de adaptação, só são lubrificados pelo combustível diesel. Os combustíveis diesel sem enxofre ou contaminados nem sempre conseguem garantir a lubrificação necessária. A combinação eficaz de lubrificantes auxiliares contida no aditivo Super Diesel LIQUI MOLY otimiza o comportamento de lubrificação dos combustíveis, protegendo assim os componentes sensíveis que se encontram no sistema de combustível.

– AUMENTA O ÍNDICE DE CETANO

O reduzido índice de cetano dificulta o arranque o motor, aumenta o consumo de combustível e reduz o conforto devido ao funcionamento brusco do motor. O aditivo Super Diesel Liqui Moly aumenta a capacidade de ignição do combustível devido às substâncias que aumentam o índice de cetano, garantindo assim um arranque fácil, um funcionamento suave do motor, uma receção melhorada dos gases e um consumo reduzido. Todos os veículos e máquinas estacionárias podem tirar proveito destes benefícios.

– LIMPA

A utilização de combustível normal provoca depósitos nos injetores, sobretudo devido à componente de biodiesel cada vez mais presente. Estes depósitos dificultam, nomeadamente, o funcionamento das agulhas de injeção, o que tem como consequência o aumento do consumo de combustível, a diluição do óleo, a maior sujidade de todo o motor, bem como emissões mais elevadas. A utilização regular do aditivo Super Diesel Liqui Moly permite dissolver os depósitos existentes e impedir a formação de novos depósitos.

– IMPEDE A CORROSÃO

Bastam pequenas quantidades de água e de outras impurezas agressivas no combustível diesel para danificar os componentes metálicos no sistema de combustível. Graças à formação de uma película de proteção molecular nas superfícies metálicas do sistema de injeção, o aditivo Super Diesel Liqui Moly previne eficazmente danos de corrosão.

Vantagens
• limpa todo o sistema de injeção, nomeadamente os injetores;
• proteção ideal contra a corrosão;
• melhora a capacidade de lubrificação do combustível;
• aumenta o índice de cetano;
• melhora as propriedades de arranque em frio;
• reduz danos nos injetores;

Foto: Volvo Trucks