Como funciona a isenção de pagamento de estacionamento da EMEL para elétricos?

isenção de pagamento de estacionamento da EMEL para veículos elétricos

Estacionar um automóvel elétrico de forma grutuita. Em Lisboa, isso é possível, ainda que tenham de se cumprir alguns requisitos.

Uma das vantagens dos automóveis elétricos está na possibilidade do estacionamento nalgumas zonas de diversas cidades não ser pago. E isso não acontece apenas no estrangeiro. Também por cá esta benesse também existe. Isto é assim para criar nos consumidores vontade e apetência por adquirirem um veículo de propulsão elétrica que é mais amiga do planeta por ter emissões poluentes zero quando circula.

A Empresa Municipal de Estacionamento de Lisboa (EMEL) é uma das entidades que concede estacionamento gratuito aos proprietários de viaturas 100% elétricas. Mas, ao contrário do que possa pensar, não é apenas pelo facto de se ser dono ou se estar a conduzir um carro elétrico que isso dá direito a não ter de pagar o estacionamento. É preciso cumprir algumas formalidades e respeitar algumas regras.

Dístico Verde da EMEL

No caso da EMEL, o estacionamento à borla para elétricos é em todos os lugares de superfície na cidade de Lisboa regulados por esta empresa municipal. Por outras palavras, o Dístico Verde permite o estacionamento de veículos 100% eléctricos, em todas as Zonas de Estacionamento de Duração Limitada, nos lugares tarifados, sem haver lugar ao pagamento da tarifa de estacionamento e sem limite de tempo.

Para usufruir deste benefício é preciso, no entanto, que o automóvel tenha colado na parte interior do seu para-brisas um selo verde (da EMEL) que indicará aos agentes da EMEL que está autorizado a estacionar gratuitamente. O custo deste selo verde é 12 euros por ano e tem, portanto, de o solicitar.

Pode fazê-lo no site da EMEL, registando-se e acedendo aqui: https://www.emel.pt/pt/users/login.php

Através desta área pode contactar a EMEL e de forma mais segura obter informações, fazer pedidos como é o caso.

Muito importante saber: este dístico tem a validade máxima de um ano e destina-se a veículos 100% elétricos (os híbridos, mesmo que sejam plug-in não estão abrangidos).

Foto: Fotos: http://prius-pt.com