Michelin e GM revelam novo pneu sem ar para veículos ligeiros

A Michelin e a General Motors apresentaram uma nova geração de pneus sem ar para veículos de passageiros, o protótipo UPTIS (Unique Puncture proof Tire System), no Movin’On, a cimeira da mobilidade sustentável, que se realiza em Montreal (Canadá) de 4 a 6 de junho.


A Michelin e GM anunciaram, também, um acordo de investigação conjunta, ao abrigo do qual ambas as empresas pretendem validar o protótipo UPTIS para utilização em veículos de turismo a partir de 2024.

Os dois fabricantes estão a realizar testes ao protótipo UPTIS em veículos como o Chevrolet Bolt EV. No final deste ano terão início os ensaios de condução em situação real numa frota de Chevrolet Bolt EV, no estado do Michigan, EUA.

Dado que o UPTIS não necessita de ar, esta revolucionária inovação elimina o risco de furo e, por isso, permite:
Que os automobilistas viagem com maior segurança quando se desloquem de automóvel.

Reduzir o tempo de inatividade relacionado com os furos, para profissionais e proprietários de frotas, otimizando, assim, a produtividade ao eliminar as operações de manutenção.

Poupanças consideráveis para o meio ambiente, ao utilizar menos matéria-prima para fabricar pneus de substituição ou sobressalentes.

O protótipo UPTIS representa um passo decisivo para a implementação do conceito Vision da Michelin, apresentado na cimeira Movin’On de 2017 para ilustrar a estratégia de investigação e desenvolvimento da Michelin em termos de mobilidade sustentável. O conceito Vision baseia-se em quatro pilares de inovação: “Sem ar”, “Conetado”, “Imprimível em 3D” e “100% sustentável” (realizado com materiais totalmente renováveis ou de origem biológica).

O UPTIS introduz melhorias revolucionárias em termos de arquitetura e dos materiais compósitos, que lhe permitem suportar tanto o peso como a velocidade de um veículo.

Estas inovações combinam-se para eliminar o ar comprimido e suportar a carga do veículo. Além do mais, representam uma importante poupança para o meio ambiente: todos os anos são eliminados prematuramente cerca de 200 milhões de pneus em todo o mundo devido a furos, a danos causados por riscos da estrada, ou a desgaste irregular derivado de uma pressão desadequada.

Este progresso, alcançado graças ao protótipo UPTIS, demonstra o compromisso conjunto da Michelin e da GM para fornecer soluções de mobilidade mais seguras e sustentáveis.

Fonte: Michelin