Podcast ao volante: plataformas e programas que animam a viagem

As viagens de carro podem ser entediantes e cansativas, com o perigo que isso acarreta. Uma alternativa a ouvir música (que pode começar a ser repetitiva) ou a rádio (que podemos perder a frequência), são os podcasts, conteúdos pré-gravados que têm uma infinidade de temas. Explicamos como escutá-los no nosso carro e quais são alguns dos programas mais recomendados.

Como ligar o telemóvel ao carro

A melhor maneira de ouvir um podcast nas nossas viagens é através do telemóvel. Podemos recorrer a formas mais antigas – sobretudo se o nosso carro já tem alguns anos – como gravar os programas favoritos num CD ou colocá-los numa pen. Mas tendo à mão um smartphone e, acima de tudo, podendo ligá-lo de muitas formas ao nosso carro, não vale a pena usar outros formatos.

Também podemos escutar os podcast diretamente do telemóvel, mas isso é algo totalmente desaconselhável, pois o alta-voz provavelmente não terá potência suficiente para se fazer ouvir por cima do ruído do motor.

Assim, o mais comum hoje em dia é ligar o nosso smartphone ao sistema áudio do carro e, dependendo da sua antiguidade e equipamento, poderemos usar uma ou outra forma de conexão:

– Emparelhando por Bluetooth: O mais habitual nos carros atuais, bem como a ligação própria do carro ou com equipamentos de mãos livres externos. É muito cómodo por não necessitar de canos, mas tê-lo ativado no telemóvel consumirá mais depressa a sua bateria.

– Ligando por mini jack: Alguns veículos têm esta entrada auxiliar como alternativa ao Bluetooth. A única diferença é que necessita de um cabo, mas a bateria do seu telemóvel vai agradecer.

– Emitindo com um transmissor FM: Solução ideal para carros antigos, mas ainda muito utilizados. É um pequeno aparelho que transmite o conteúdo de um smartphone por sinal FM, que podemos captar pela antena de rádio do nosso carro, como se fosse uma qualquer emissora. Deve encontrar uma frequência livre para o seu transmissor, algo que é mais complicado em grandes cidades.

– Usando um adaptador de cassete: estas cassetes falsas têm um mini jack ao qual se pode conectar um smartphone, mp3 ou um leitor de CD Estão praticamente extintos, tal como os carros que ainda têm rádio de cassetes.

– Conectando o smartphone através do Android Auto ou do CarPlay: são os sistemas operativos da Google e da Apple específicos para automóvel. Ligam-se ao nosso telemóvel e permitem a instalação de aplicações integradas no próprio sistema do veículo. São a melhor opção porque, entre outras coisas, permitem controlar as aplicações com os controlos do carro e inclusivamente com comandos de voz.

Quais as melhores apps de podcast

Já sabendo como ligar o nosso smartphone ao sistema de aúdio do carro, é preciso escolher a aplciação que vamos utilizar. Tanto no Google Play (para telemóveis Android), como na App Store (para iPhones), podemos encontrar várias, e muitas delas gratuitas, pelo que podemos comparar para ver qual a que melhor se ajusta às nossas necessidades. Algumas das mais descarregadas são as seguintes:

– Google Podcast: é a app oficial da Google para descarregear conteúdos áudio, o qu esignifica que é gratuita e sem anúncios. Tem, além disso, melhor integração com Android Auto.

– Apple Podcasts: é, por outro lado, a app oficial da Apple para escutar conteúdos nestes smartphones. Outra alternativa é Audiolivros para este tipo de conteúdos. Ambos oferecem integração com CarPlay.

– TuneIn Radio: é a mais descarregada em ambas as plataformas. Ainda que tenha sido concebida para ouvir emissoras de rádio de todo o mundo, também permite pesquisar e descarrgar podcasts de todo o tipo.

– iVoox: é a aplicação para podcast mais popular em Espanha e onde os nossos «irmãos» encontram com maior facilidade os áudios dos nossos programas de rádio favoritos. Conta com integração com Androir Auto y CarPlay.

– Spotify: sim, a popular aplicação de música em streaming também permite o download de podcast. Por agora não oferece mais opções do que as outras aplicações comentadas, mas se for um utilizador habitual desta plataforma pode ser interessante.

Estas são apenas algumas das propostas mais populares, mas sem dúvida que poderá encontrar outras igualmente válidas que se podem ajustar melhor a necessidades concretas.

Que podcast ouvir no carro

O podcast já tem muitos anos de vida e está espalhado pelo mundo todo, pelo que pode encontrar milhares de conteúdos com todas as temáticas que puder imaginar. Além disso, os portugueses (e os brasileiros), assim como os espanhóis e os latino-americanos, têm a sorte de partilhar uma das línguas mais faladas no mundo, pelo que conteúdos não faltam, podendo classificar-se em grupos diferentes:

Programas de rádio: Quase tudo o que ouvimos na rádio fica disponível em formato de podcast, para escutar em qualquer outra altura.

Podcast: conteúdos criados especificamente para este formato, que podem variar em temas, horários e duração

Audiolivros: são anteriores ao podcast e nasceram como suporte para invisuais.

Qual a melhor forma de ouvir podcast no carro

O mais recomendável, para ouvir qualquer destes podcast é fazer download dos mesmos para a memória do telemóvel. Assim, quando o ouvirmos enquanto estivermos a circular, não iremos gastar dados de internet móvel. A grande maioria das aplicações de podcast permite o download dos conteúdos, mas também pode ouvir diretamente da aplicação.

Nunca se esqueça de que o próprio smartphone e o sistema áudio do veículo são uma distração ao volante e a sua manipulação enquanto conduz é proibida. O ideal é que quando vá realizar um trajeto maior, prepare a playlist ou ponha os conteúdos que quer ouvir em fila, para que se reproduza sem ter que mexer no dispositivo.

Imagens | iStock: humoniaKurgu128DavilesAntonio_DiazZephyr18.

Fonte: CirculaSeguro.com