Sabe que pode precisar de abastecer o seu carro com Adblue?

Tem um carro a gasóleo de última geração? Já reparou numa tampa azul que se encontra, na maioria dos casos, ao lado da tampa do depósito de combustível? É precisamente o depósito de AdBlue. Para que o carros cumpra as emissões de CO2 é preciso que esse depósito tenha o referido AdBlue que queima as partículas nocivas já no escape. O Circula Seguro dá-lhe algumas dicas sobre este produto que, não sendo complicado de gerir, convém não esquecer que existe.

O que é o AdBlue?

O AdBlue é uma solução aquosa de ureia que é utilizada atualmente por praticamente todos os carros a gasóleo para cumprir a norma Euro 6 de poluição. Sob a designação Adblue, uma marca registada pela Associação Alemã da Indústria Automóvel, o produto é uma soluçõa de 32,5% de ureia misturada com água desmineralizada.
O AdBlue é injetado no escape e, a partir de uma reação quimíca produzida pelo calor do mesmo, transforma-se em amoníaco que chega a um catalizador de redução seletiva (SCR), convertendo o óxido de nitrogénio (NOx) em nitrogénio (N2) e oxigénio (O2).
Nos carros Diesel modernos, o AdBlue é armazenado num depósito adicional entre os 12 e os 17 litros e dura entre 6000 e 8000 km em condições de utilização normal. Embora o consumo de AdBlue dependa das características de condução, da temperatura de funcionamento do sistema e da temperatura ambiente, em média um carro consome cerca de 1,5 a 2,5 litros deste produto a cada mil quilómetros. Como a maioria das viaturas tem um depósito de AdBlue de 10 a 20 litros devem acrescentar regularmente este aditivo a cada 5000 a 10000 kms. No entanto, todos os carros com AdBlue possuem um sistema de aviso no painel de instrumentos que dará a indicação de quando é necessário atestar o depósito.

Quando é preciso abastecer AdBlue?

Alguns fabricantes tentam fazer coincidir os intervalos de assistência com o momento necessário para encher o depósito de AdBlue. Mas a verdade é que o AdBlue raramente dura os intervalos de assistência e vai ser preciso abastecer entretanto. Por isso, são já vários os postos de combustível que têm um bomba específica para que seja o dono do carro a abastecer o AdBlue. Em Portugal, o AdBlue é vendido dentro das estações de serviço em embalagens de até 10 litros para o consumo geral.

Quanto custa o AdBlue?

O preço do Adblue não é fixo, mas não chega a um euro e o depósito de um carro com este sistema tem uma capacidade entre os 12 e os 20 litros.

É possível atrasar o seu abastecimento?

Não. Uma vez que o veículo consome todo o Adblue do depósito, se desligar o motor não poderá voltar a colocá-lo em funcionamento.

Como sabe que não tem Adblue no depósito?

Acende um testemunho avisador no painel de instrumentos.

O que vai estragar se não abastecer Adblue?

A falta de AdBlue no depósito não provoca nenhum problema mecânico, mas se por acaso o veículo se desligar sem Adblue não vai conseguir colocá-lo de novo em funcionamento.

Fonte: BlueChem