Sugestões para gastar menos combustível

02

Sempre que o preço do combustível aumenta, sobe também o interesse em encontrar a melhor forma de reduzirconsumos de combustível dos veículos, Desta forma, reduz-se também a fatura a pagar pelos combustíveis.

Mas a perceção ecológica também desperta as consciências de alguns. Nesta perspetiva tudo o que seja benéfico e promova a redução da dependência dos combustíveis fósseis deve ser levado a cabo. Assim, o primeiro passo é gastar menos combustível.

Conselhos básicos para gastar menos combustível

Deve manter o seu veículo em boas condições de manutenção e seguir o preconizado pelo fabricante de forma a conseguir retirar o melhor rendimento da sua viatura. Um veículo em bom estado, naturalmente, gasta menos.

A lubrificação, densidade e viscosidade dos óleos também contribui para o consumo. Verifique-os e troque-os sempre que necessário. Aproveite e verifique o estado e limpeza do filtro de ar.

Um filtro de ar sujo impede a passagem de ar necessária enquanto um filtro destruído não protege o motor de detritos que o podem danificar. Não esqueça o filtro de combustível.

A pressão dos pneus deve ser regularmente calibrada e a direção alinhada, ao realizar estes passos, está a garantir o bom funcionamento de todas as peças do seu carro e, com isso, poderá diminuir o consumo de combustível do seu carro.

Outros conselhos para reduzir o consumo

Conduza de forma suave e progressiva, evite acelerações e travagens bruscas. Prefira percursos menos sinuosaós e com menos subidas e descidas. Sempre que possível, escolha um itinerário onde a maioria das estradas sejam a direito.

Evite “puxar” demasiado pelo motor do carro. Um condutor com o “pé pesado”, geralmente provoca um desgaste superior ao necessário no veículo e, consequentemente, um aumento do consumo de combustível.

A condução defensiva é o tipo de condução ideal para todos os condutores, pois ao circular de forma ponderada está a olhar não só pela sua segurança, como pela dos outros e pelo seu bem-estar económico.

Utilize a caixa de velocidades de forma adequada. Um bom condutor é aquele que sabe utilizar e manusear corretamente a caixa de velocidades e utiliza a relação de caixa correta, de acordo com a velocidade a que o automóvel circula.

Uma gestão correta das relações engrenadas na caixa de velocidades, além de reduzir o consumo de combustível, reduz também o desgaste mecânico de outras peças e componentes, permitindo uma maior longevidade das mesmas.

Conduzir com as janelas do carro abertas cria uma maior resistência e turbulência aerodinâmica o que provoca um maior consumo de combustível, já que automóvel perde alguma eficiência.

Gastar menos começa no básico

Quando tiver de escolher pneus novos opte pelos que apresentarem a melhor eficiência energética. Caso consiga conjugar com maiores capacidade de aderência ao pavimento molhado e menores emissões sonoras terá um pneu muito bom.

Reduza todo o peso que puder, não leve a dispensa na bagageira. Tem as chuteiras de futebol, a bola e umas meias extra, mas não usa nada disso à mais de um ano! Já passou a hora de retira-los da bagageira.

Foto | Bbnetup