9 sistemas de segurança que deve sempre ter num carro

maxresdefault

Se comprar um carro novo ou usado, é importante demorar algum tempo para se certificar de que tem os principais sistemas de segurança disponíveis no mercado. Primeiro, você deve fazer um test-drive e testar o cinto de segurança para se certificar de que ele se encaixa bem e é confortável. Verifique se os apoios de cabeça, estruturas de telhado, e design do pára-brisas não interferem com a sua capacidade de ver claramente. Tente, se possível, fazer o seu test drive à noite para que possa verificar a visibilidade proporcionada pelos faróis, algo que grande parte das pessoas não presta a atenção na hora de compra.

Para o ajudar a entender melhor o que procurar, vamos por pontos:

Cintos de segurança

Em caso de um acidente, os cintos de segurança são desenhados para mante-lo no interior do veículo. Eles também reduzem o risco de você embater com força no volante, painel ou pára-brisas. Novos tipos de cintos de segurança têm as seguintes características adicionais que melhoram o desempenho do cinto de segurança:

Correias superiores ajustáveis. Uma correia superior ajustável permite que você altere a posição da alça de ombro para acomodar o tamanho de uma pessoa. Este recurso pode encorajar os passageiros a usar o cinto, uma vez que aumenta o conforto do cinto de ombro.

Pre-tensor de cinto de segurança. Os pre-tensores fazem retrair o cinto de segurança para remover o excesso de folga, quase que instantaneamente, na hora de um acidente. No entanto, você ainda precisa ajustar o cinto de segurança, de modo que ele se encaixa confortavelmente quanto possível, uma vez que não são pré-tensores poderoso o suficiente para puxá-lo de volta para o seu lugar, em caso de um impacto.

Recursos de gestão de energia. Este sistema de gestão de energia permite que os cintos de segurança dêem folga durante um acidente grave para impedir que haja demasiada força sobre o ombro havendo uma maior distribuição de energia pelo peito e ombro.

Assento central traseiro com cintos de ombro. Alguns fabricantes fornecem cinto de segurança central, de ombro, traseiro. Esse recurso adicional é especialmente benéfico para as crianças mais velhas e as crianças em assentos mais altos que são muitas vezes sentadas na posição central traseira. Não havendo centro central traseiro com apoio de ombro a pessoa pode fraturar a cluna vertebral e o pescoço com a violência do impacto.

 

mercedes-benz-esf-2009-experimental-safety-vehicle-008_100201809_l

Air Bags

Esta tecnologia é algo que já todos conheçemos mas ainda se vendem carros sem air bags, isto se falarmos de carros comerciais para empresa, tipo Peugeot Berlingo, ou Renault Kangoo. Dependendo da velocidade no momento do impacto e a rigidez do objeto atingido, air bags frontais enchem para evitar que os ocupantes embatem no painel de instrumentos, volante e pára-brisas. Bolsas de ar laterais reduzem o risco de os ocupantes baterem na porta ou objetos que neles batam.

Apesar destes sacos de ar proporcionarem benefícios salva-vidas para a grande maioria das pessoas, há situações em que o airbag pode ter efeitos adversos, tais como quando os ocupantes estão sem cinto. Air bags frontais não eliminam a necessidade de cintos de segurança e não são projetados para oferecer proteção em capotamentos, ou choques traseiros, ou até impactos laterais. Na verdade, a máxima eficácia do air bag depende de cintos de segurança, que ajudam a mantê-lo no lugar deve ocorrer uma colisão. Você pode reduzir significativamente o risco de ferimentos causados ??por uma bolsa de ar simplesmente usando o cinto de segurança e manter cerca de 10 centímetros ou mais entre o esterno e do airbag.

As crianças podem ser mortas ou gravemente feridas por uma bolsa de ar, por isso você deve sempre colocar as crianças de 12 anos e no banco traseiro. Deve usar um assento de criança virada para trás no banco da frente de um veículo equipado com um airbag do passageiro da frente, mas sempre desligando o airbag.

Proteção da cabeça contra lesões

A proteção da cabeça de danos consiste numa espuma ou outro material de absorção de energia sob a guarnição do interior do veículo e é provável que seja invisível aos ocupantes do veículo. Alguns veículos têm air bags cabeça. Enquanto todos os sacos de ar de cabeça são projetados para impactos laterais, alguns também são projetados para encher durante capotamentos. Ambos os tipos de bolsas de ar são projetados para ajudar a proteger os ocupantes de lesões causadas quando a sua cabeça bate no interior superior de um veículo.

Toyota-safety-research

Encostos de cabeça

Os apoios de cabeça são extensões de assentos do veículo, que limitam o movimento da cabeça durante uma colisão traseira impacto, reduzindo assim, a probabilidade de lesão no pescoço. Apoios de cabeça devem reunir os requisitos de tamanho e força específicas necessárias em bancos da frente, mas não nos bancos traseiros. Enquanto você deve ajustar a maioria dos apoios de cabeça manualmente, alguns ajustam-se automaticamente com as mudanças na posição do banco ou dinamicamente em um acidente. Em geral, os apoios de cabeça dinâmicas fornecem a melhor protecção.

Antilock Brake System

Um sistema de travegem antitravamento, ou mais conhecido como ABS, impede que as rodas de um veículo bloqueiem durante uma travagem brusca, que permite que o condutor a manter o maior controlo de direção – um factor chave para evitar uma colisão. No entanto, o ABS não garante a sua capacidade para evitar uma colisão. Além disso, você ainda pode perder o controle quando conduz a velocidade excessiva ou ao usar manobras de direção extremas. Aprender a usar o ABS corretamente irá fornecer-lhe o maior benefício do sistema.

Todos os veículos de passageiros equipados com ABS tem quatro rodas ABS. Veículos utilitários desportivos, camiões e carrinhas equipadas com ABS podem ter em quatro rodas ou em duas rodas ABS.

Controlo de Tração

Sistemas de controlo de tração melhoraram a estabilidade do veículo, controlando a rotação das rodas motrizes que pode escorregar quando você aplica o excesso de energia. O sistema ajusta automaticamente a potência do motor e, em alguns sistemas, aplica força de frenagem para as rodas selecionados durante a aceleração. Controlo de tração é encontrado principalmente em veículos com sistemas de travagem antibloqueio de quatro rodas.

All-Wheel Drive

All-wheel drive ou em português, tração a todas as rodas, distribui energia para ambas as rodas dianteiras e traseiras para maximizar a tração. A menos que combinado com controlo de tração, as rodas e sistemas de acionamento não impedem as rodas motrizes de escorregar quando você aplica o excesso de potência durante a aceleração.

Controle Eletrónico de Estabilidade

Controlo electrónico de estabilidade (que é oferecido sob vários nomes comerciais) é projetado para ajudar os condutores a manter o controle dos seus veículos durante as manobras de direção extremas. Sensores de controlo eletrónico de estabilidade, entram em ação, quando um veículo começa a sobreviragem ou subviragem e aplica automaticamente o travão para uma única roda. Destina-se a reduzir a ocorrência de acidentes em que os veículos devam-se das bermas da estrada, rails e outros objetos que iniciam capotamentos. No entanto, não se pode manter um veículo seguro na estrada, se a sua velocidade for demasiado grande para a curva e da tracção disponível.

Peso

Dados sobre o acidente mostram que veículos pesados ??oferecem mais proteção do que os veículos leves com o mesmo equipamento de segurança, especialmente em acidentes de dois veículos.