A educação ou falta dela nos parques de estacionamento

A educação ou falta dela nos parques de estacionamento

A educação rodoviária de cada um de nós depende unicamente de cada um de nós. Trata-se de uma forma de estar na vida, assim como no trânsito, respeitar os direitos dos outros. E se respeitarmos os direitos dos outros, respeitamo-nos a nós próprios. Caso contrário, não teremos qualquer razão para nos sentirmos ofendidos quando não nos respeitam.

Se num parque de estacionamento existem espaços destinados ao estacionamento de condutores específicos ou veículos com determinadas características, o facto de não nos enquadrarmos no que está prescrito, impede-nos, só por si, de ocupar abusivamente o espaço. Mas quando o condutor não se respeita e não respeita o seu par, então para além de utilizar um espaço, utiliza dois.

Um abuso na falta de educação

A educação é algo que se tem ou não se tem. Tal como na vida, podemos ser educados quando convivemos com outras pessoas, num determinado espaço ou simplesmente podemos ser inconvenientes. Assim como na vida, assim como no trânsito rodoviário.

O que assisti há uns dias no parque de estacionamento de uma superfície comercial na localidade de Montemor-o-Velho, foi exactamente o que demonstra a imagem. Um condutor, com um enorme parque de estacionamento livre, estacionou, numa total ausência de educação, a sua carrinha da forma como se pode constactar.

Poderão surgir aqueles que vão alegar que, eventualmente, o sinal não está de acordo com o regulamentado, ou o facto do espaço ser privado não implica obediências, etc…. É-me completamente igual. O que percebo daquele comportamento é a total falta de educação e respeito por parte daquele condutor, para  com os eventuais condutores que poderão necessitar do espaço para estacionar.

E se ali aquele condutor actuou daquela forma, estou mais que certo que noutras situações, assim como na vida, ele condiciona a actuação e bem-estar alheio, com comportamento reprováveis de falta de educação e demonstração educativa para com menores de idade.