A aplicação que lhe diz se conduz bem ou mal

OK-drive-you-01-790x413
Hoje, a tecnologia interfere em tudo na nossa vida, tudo o que façamos tem sempre a presença de um smartphone, de um tablet, computador ou mesmo um smartwatch (que estão muito na moda). Mas ter estas tecnologias não é tudo, é preciso ter uma utilidade pratica para elas, ora a seguradora ok teleseguros, criou uma aplicação para “smartphones” que permite ao condutor saber se conduz bem ou mal.

Penso que a aplicação, servirá mais para que a seguradora saiba se o condutor conduz bem ou mal, do que propriamente o condutor saber isso e assim fazer os preços dos seguros consoante o tipo de condução. Como que em jeito de espionagem, mas vamos pensar que isso é mentira e vamos analisar a aplicação.

Tenho andado a experimentá-la e posso dizer que de facto é uma aplicação interessante, mas  daquele tipo de aplicação que se usa uma vez para experimentar e nada mais. De facto dá-nos dados bastante interessantes sobre vários aspetos cruciais da nossa condução.

OKyoudrive_02Vejamos mais em pormenor, através de dados recolhidos, recorrendo ao GPS do telemóvel e aos dados móveis ou wi-fi, a aplicação mede a nossa velocidade, mínima e máxima e faz uma média de velocidade durante o percurso que fazemos. Calcula, também os arranques que fazemos se são muito bruscos ou não. Analisa, igualmente, se abrandamos quando chegamos a cruzamentos ou interceções com outras estradas, entre outras funcionalidades e, recorrendo as previsões meteorológicas, verifica se abrandamos a velocidade se está a chover, por exemplo.

Em resumo, analisa o fundamental da condução de qualquer condutor, e no final faz uma sentisse da condução e com base nesses dados, apresenta-nos dicas para que possamos melhorar a nossa viagem, torna-la mais segura quer para nós, quer para os outros veículos e também, ajuda-nos a poupar combustível, mostrando onde deveríamos fazer arranques mais moderados.

Apesar de ser uma aplicação muito interessante, é pena não ter mais meios de análise da condução, como ver se ligamos os piscas ou não etc. Penso que deveria sim, haver um sistema de análise da condução para analisar condutores recém-encartados, durante os primeiros três anos de carta, e também, para condutores condenados por algum tipo de infração grave ou muito grave, devendo ser controlados durante um ano ou mais consoante o tipo de infração, recorrendo a algum aparelho que fosse ligado ao carro e que transmitisse informações através de gps ou dados móveis para a polícia.

Claro que controlar-mos desta forma estes condutores, faria certamente suar alarmes de todos os tipos nas associações de proteção de dados, mas são meios a que não podemos olhar para atingir fins que serão certamente benéficos para todos.

Pode ser que esta aplicação, que (não me interprete mal) é muito boa e muito interessante, leve a algo que realmente deveria passar a ser usado para controlar e prevenir ativamente acidentes, que é o caso do sistema de controlo para condutores recém-encartados e condutores recém-multados, serviria como punição sem que se retirasse a carta a uma pessoa que pode precisar dela para trabalhar.

Diga-nos a sua opinião, sobre a aplicação e sobre o sistema de controlo que sugeri!