Actualize as suas apps para ajudar na condução

apps

Com a panóplia de apps que saem diariamente, por vezes, ficamos na dúvida se temos no nosso smartphone as melhores, no caso das apps para ajudar na condução também existem regularmente novas adições, muitas delas são fraquinhas, algumas um pouco melhores e meia dúzia realmente boas.

Esta é uma atualização das apps que realmente valem a pena ter no seu smartphone, verifique se as aplicações que têm atualmente instaladas conseguem satisfaze-lo plenamente, caso a resposta seja negativa, ou tenha curiosidade em experimentar algo diferente, veja as sugestões mostradas aqui.

O clássico o satisfaz?

Se você gosta de uma voz calma e firme, por vezes até algo autoritária, ou então uma voz divertida com pronúncia estranha, habilmente a guiá-lo por estradas e caminhos, não procure mais, estas apps conseguem dar instruções claras e concisas, mas isso não é nem metade do que elas podem fazer por si.

Qual é a certa para si? Prefere algo já considerado um clássico mas que funciona bem e onde os problemas detetados são corrigidos de forma a tornar o funcionamento cada vez mais fluído? O clássico é o “Google Maps”, esta app permite visualizar não só os mapas como também ver imagens de satélite da zona que pretendemos.

A utilização é gratuita, assim como as regulares atualizações, para além de uma leitura fácil das rotas indicadas e das condições de tráfego com códigos de cores agora ele fala e fá-lo de uma forma mais agradável.

O maior defeito que alguns utilizadores apontam é ser limitado nos acessórios que oferece, outros aplicativos no mercado oferecem recursos mais interessantes, como pronuncias que tornam mais divertida a condução, se considerar isso importante procure o que precisa noutra aplicação.

Mais diversão

A “MotionX GPS Drive” oferece todas as características de navegação necessárias e tem sido apontada pelos utilizadores como sendo a mais divertida de usar, a razão principal é a panóplia de opções de vozes disponíveis, para que possa ser dito para onde ir por uma senhora amorosa, por alguém mais velho ou por um homem de pronúncia britânica carregada.

Entre outras caraterísticas muito valorizadas está a capacidade de poder dizer ao aplicativo para tocar músicas específicas enquanto você conduz. Uma agradável surpresa é a app memoriza o seu local de estacionamento para, de forma audível, direciona-lo de volta para seu carro quando você está pronto para seguir viagem.

Tudo isto é muito bom mas tem um revés, para ouvir a app tem que pagar uma taxa de inscrição que custa 3 dólares por mês, ou 10 dólares por ano, caso não queira gastar esse valor pode optar pela versão “muda” e lá se vai a diversão!

Aprendizagem comunitária

Esta proposta é atualizada pelos seus usuários que vão fornecendo informações sobre congestionamentos, acidentes, localização de radares e muito mais. Algumas das contribuições são feitas de forma automática, dados como a velocidade média em uma determinada estrada, são transmitidas instantaneamente ao circular.

Esta app já foi apresentada noutro artigo sobre apps para condução, chama-se “Waze” e tem como agradável surpresa o fato de aprender as suas rotas preferenciais para destinos repetidos, e assim, guia-o usando essas rotas, em vez do seu próprio itinerário.

No entanto existe um fator que torna-o mais ou menos irritante, especialmente se for usado em longas viagens, que é a voz com que nos conduz, só para ter a noção, soa a algo do género de um atendedor de chamadas dos anos 80.

Leitura automática

“ReadItToMe” é uma pequena, mas muito útil, aplicação com a capacidade de ler para o utilizador as SMS e outras notificações. Esta aplicação é sem dúvida imprescindível para quem necessita de estar sempre sincronizado com as informações que são recebidas no smartphone, podendo ser utilizado durante a condução, ou então quando corre ou anda de bicicleta.

O “ReadItToMe” suporta qualquer idioma, graças ao suporte para motores TTS (Text-to-Spech). Para que tudo funcione na perfeição, o autor da aplicação recomenda a instalação do IVONA TTS. Esta app permite para além da leitura das SMS, ter a indicação do nome de quem está a ligar, consegue também ler notificações, por exemplo do Google Talk ou do Whatsapp, mas estas somente com a versão PRO.

É altamente configurável permitindo a possibilidade de definir a nossa própria tradução com palavras específicas, o ícone da aplicação fica disponível na barra de notificação para um melhor controlo, e possuí suporte para perfis. Caso prefira pode optar pela NavFree Speak and Drive, já falada anteriormente noutro artigo.

Para profissionais ou viaturas partilhadas

A app “Driver Helper SAFE” foi criada especificamente para os condutores profissionais, a fim de inserir as informações necessárias de serem passadas para outros, de forma rápida e fácil, podendo compartilhar rapidamente situações críticas que surgiram durante a jornada de trabalho, ou julgam que possam surgir futuramente.

A aplicação é simples e fácil de usar, não necessita de um longo período de tempo de aprendizagem, uma das funcionalidades permite não só inserir as informações necessárias, mas também anexar uma foto para reforçar ou fazer prova.

As informações que são enviadas pelos condutores são exibidas, em tempo real, no painel de administração da app, este painel está disponível para o pessoal do escritório, permitindo que quem vai usar o carro de seguida ter a noção do estado do mesmo.

Entre as caraterísticas destacam-se poder trabalhar com 4 tipos de listas de verificação de alerta, ter uma lista de verificação para o veículo, permitir a validação do levantamento e entrega de reboques ou cargas, fazer o carregamento de imagens, está disponível em três idiomas Inglês, Norueguês e Russo.

Verifique se alguma destas apps o ajudam a gerir melhor as deslocações que efetua no seu dia-a-dia, ou a planear a sua viagem, poupando tempo e dinheiro, aproveite o que as novas tecnologias lhe oferecem, recorde-se que o planeamento antecipado é meio caminho andado para o sucesso. Actualize as suas apps para ajudar na condução, nos dias que correm elas já são quase imprescindíveis.

Foto | Satish Krishna-murthy