Camiões no trânsito intenso das férias rodoviárias (1)

Camiões no trânsito intenso das f+erias rodoviárias

A época alta turística do ano está em marcha e com ela o aumento do trânsito de todo o tipo de veículos, com maior incidência nos automóveis ligeiros. Isto deve-se ao facto do período de férias de Verão estar a começar e com isso haver deslocação de pessoas entre pontos.

Não limitando a intensidade de trabalho, as transportadoras seguem o seu ritmo de trabalho, deslocando os seus camiões entre diversos pontos, não apenas em Portugal, mas também na Europa. Esse fluxo de tráfego poderá não ser, em determinadas ocasiões do ano, detectável, mas no Verão é facilmente observável.

Cuidados a desenvolver no trânsito

O facto de nesta ocasião do ano existir um maior fluxo de veículo localizado, nomeadamente nas estras que se direccionam para a costa marítima portuguesa em busca de praias, a possibilidade de existirem congestionamentos no tráfico, faz com que, nesse acumular de viaturas surjam os camiões; uns de transporte de mercadorias, onde podemos confrontar as mais diversas cargas, outros de transporte de passageiros.

Seja qual for a situação ou os camiões que encontremos, devemos actuar em conformidade com cada realidade. E um dos comportamentos que devemos desenvolver na presença de camiões, será sempre manter uma distância de segurança superior àquela que pensamos que já temos. E se esses camiões forem de transporte de combustíveis ou matérias corrosivas/ tóxicas, essa distância deverá sem ainda maior.

Se assim for, em caso de acidente, estaremos mais resguardados de eventuais consequências, sejam elas de maior ou menor gravidade para os envolvidos. Nestas férias há ir e voltar em segurança.

Foto¦ ID