Camiões no trânsito intenso das férias rodoviárias (2)

Camiões

Com as férias de Verão e milhares de pessoas a irem para a estrada, o trânsito de automóveis aumenta consideravelmente, o que faz com que surjam os indesejados congestionamentos que nos fazem circular a velocidades extremamente baixas e perder muito tempo.

Se esta realidade, para quem vai de férias, apenas condiciona algumas horas de praia, de estadia, etc…, para quem anda na estrada a trabalhar, como os motoristas de automóveis pesados, por exemplo, estes congestionamentos de trânsito condicionam no tempo disponível para circular.

Repouso em tempos de Verão

Os motoristas de veículos pesados estão sujeitos a um regime jurídico que lhes limita o tempo de circulação, lhes impõe períodos de repouso e de descanso. Esses períodos eram muito limitados e rígidos, fazendo com que estes motoristas estivessem sujeitos a coimas elevadas e inibições de conduzir.

Uma vez que neste período de Verão o fluxo do trânsito é muito superior ao do resto do ano, principalmente nas vias que dão acesso à zona costeira do país, esses condutores veem-se sujeitos, tantas vezes, mais do que as espectáveis, a congestionamentos inaplicáveis ao seu desempenho profissional.

Tantas eram as vezes em que estes condutores se deparavam com situações de trânsito parado e com tempo de condução disponível minimo, sem que tivessem local para imobilizar de imediato e efectuar o repouso ou descanso. Isso tinha como consequência o excesso de tempo de condução, o que levava a que, quando inspeccionados, os motoristas fossem autuados.

Hoje, com a intervenção da Comissão Europeia, foi criada uma ressalva, permitindo, em caso de trânsito condicionado que imponha uma circulação demasiado lenta ou paragem prolongada, que os motoristas circulem até ao local mais próximo onde possam imobilizar a viatura e realizar o repouso ou descanso exigido por lei.

No entanto, devem os motorista registar tal situação no disco ou no tacógrafo digital, sempre que tal aconteça. Só desta forma poderá a fiscalização saber que, todo o tempo excedido se deveu a um congestionamento de trânsito.

Foto¦ Photos