Carga mal acondicionada, uma morte anunciada

Carga mal acondicionada, morte anunciada

Toda a carga deve ser bem acondicionada, evitando desta forma poder vir a cair sobre a via, condicionando a segurança de todos os que utilizam o meio público. E quando se fala em carga bem acondicionada, referimos-nos a carga que, não apenas não caia sobre a via, mas que se mantenha não oscilante.

Existem diversos tipos de carga, no entanto todas elas condicionantes da segurança rodoviária, se vierem a cair sobre a via. Afinal, não nos poderemos esquecer que, em circulação e projectada, essa carga mal acondicionada venha a cair sobre a via, ter uma força de impacto superior àquela que tem em queda simples.

Uma protecção geral é o que se exige

O correcto no transporte de uma carga seria que essa carga estivesse devidamente acondicionada e isolado do meio rodoviário. Dessa forma seria possível efectuar o seu transporte, garantindo uma taxa de sinistralidade menor, com veículos desta natureza.

Assim, seria importante que existissem alterações à lei em vigor, alterações essas que impusessem que qualquer transporte de carga estivesse sujeito, não apenas ao devido acondicionamento, mas também ao fecho da caixa de carga com taipas laterais e lonas afixadas em estructuras fixas.

Só desta forma estará o tráfego seguro na via pública, evitando deste modo a projecção de carga mal acondicionada ou resíduos, como o caso do transporte de madeiras, etc…