Como conduzir de forma segura

Mantenha distancia de segurança do veículo que o precede.

 

Assegurar-se que conduz com segurança é essencial, não só para si como também para os outros utilizadores da via pública. Neste artigo poderá inteirar-se de alguns conselhos úteis sobre como aumentar a segurança quando conduz.

Mas a segurança rodoviária engloba diversas perspetivas, conheça-as. Só com a assunção da responsabilidade inerente à condução poderá ser um bom condutor. Saiba como conduzir de forma segura.

Comportando-se com responsabilidade ao volante

Apesar de ser do conhecimento geral que álcool e condução não se misturam, muitos insistem nesse “casamento” condenado ao fracasso. A ingestão de bebidas alcoólicas prejudica o bom julgamento das situações com que se depara na estrada. Outro fator relevante é o incremento do tempo de reação.

De acordo com a National Highway Traffic Safety Administration (NHTSA), 31% de todos os acidentes de trânsito fatais nos Estados Unidos envolveram um condutor alcoolizado. Por curiosidade, o nível máximo permitido em Portugal é de 0,5 g/l. Porém, atenção, os limites são reduzidos para 0,2 g/l para diversos condutores.

Este limite inferior é aplicado a novos condutores, condutores de veículos de socorro ou de serviço urgente, de transporte coletivo de crianças e jovens até aos 16 anos, de táxis, de automóveis pesados de passageiros e de mercadorias ou de transporte de mercadorias perigosas.

Ainda sobre este tema do álcool, se a taxa de álcool no sangue apresentada pelo condutor for igual, ou superior, a 1,2 g/l, é considerado crime. Consequentemente é punido com pena de prisão até 1 ano, ou com pena de multa até 120 dias, se a pena mais grave lhe não couber por força de outra disposição legal. São ainda retirados 6 pontos da carta.

A nível puramente físico caso a intoxicação seja muito grave pode causar visão turva, podendo atingir perda de consciência e em casos extremos coma alcoólico. Esta recomendação é igualmente válida para outras substâncias aditivas ilegais. É ainda necessário ter a noção que muitas medicações afetam a capacidade de operar veículos. Em caso de dúvida leia a bula.

Outras distrações que impedem de conduzir de forma segura

Estar distraído enquanto conduz é sempre má ideia, prepare as deslocações de forma a evitar distrações. Quando não está focado na atividade de conduzir pode ser surpreendido mais facilmente. Dê a sua total atenção à estrada. Usar telemóveis enquanto conduz, mesmo que seja só uns segundos, é totalmente reprovável.

Se precisa mesmo de fazer uma ligação, mandar uma mensagem, atualizar as suas páginas sociais ou consultar o seu horóscopo, em primeiro lugar pare o carro. Do mesmo modo, estar a comer, beber, a maquilhar-se, ou a barbear-se, são tudo fatores de distração e como tal não devem ser ações a efetuar durante a condução. Até o ato de manipular o sistema de infotainment, ou o GPS, pode distrai-lo mais que o desejado.

Os ocupantes são outra fonte de distração a bordo dum veículo. Tenha especial atenção quando conduz com crianças ou animais de estimação. Certifique-se de que as crianças estão seguras com cintos de segurança, ou sistema de retenção adequado à sua idade e fisionomia, e os animais de estimação estão contidos num transportador, ou com um sistema de retenção específico.

O estado de vigilância do condutor é essencial

Para conduzir de forma segura é essencial manter a atenção na estrada

Se sentir-se sonolento ao volante corre risco elevados de perder o controlo do veículo. Logrando ser tão grave quando conduzir sob a influência do álcool, especialmente à noite. De fato, segundo um estudo da americana Virginia Tech, os condutores sonolentos têm quatro vezes mais possibilidade de estarem envolvidos num acidente.

A sonolência do condutor não significa necessariamente que adormeça ao volante. Para ser envolvido numa situação perigosa basta que por momentos perca a atenção, que tenha um episódio de “pesca de bodiões”. Esse fato pode ser suficiente para causar um acidente grave.

Para evitar a sonolência ao volante, tenha uma boa noite de sono, os especialistas indicam que devemos dormir pelo menos oito horas por noite. No caso de viagens longas deve fazer pausas frequentes, no mínimo de duas em duas horas. Aproveite para se esticar, para se exercitar, estique as pernas e faça alongamentos. Pode também aproveitar para se hidratar e ingerir uma refeição ligeira.

Não esqueça o básico da segurança

Use sempre o cinto de segurança. Usar o cinto de segurança durante a condução é essencial para a proteção de todos a bordo dum veículo. De acordo com a NHTSA, usar o cinto de segurança reduz o risco de ferimentos fatais aos passageiros maiores de 5 anos em 45%. E ainda, reduz a taxa de lesões moderadas a graves em 50%.

O uso do cinto de segurança evita que os ocupantes sejam “jogados” dentro do veículo ou de serem projetados para fora da viatura. Este sistema ajuda a reduzir a fratura de membros e a ocorrência de traumatismos cranianos. Evita ainda que o individuo seja atingido por outro veículo.

Garanta que circula com distancia de segurança suficiente para que consiga evitar o embate no veículo que o precede. Num cenário mais péssimista, caso não consiga evitar o embate irá reduzir os danos e riscos se dispor de maior espaço de manobra entre os veículos. Conduza de forma segura.

Fotos | Giphy, MaxPixel