Como entreter as crianças em viagens longas

kids on board

Se está planeando uma longa viagem de carro neste verão, a melhor maneira de manter as crianças entretidas, segundo uma pesquisa recente, é dar-lhes um tablet carregado com aplicativos e jogos para a viagem.

Os pesquisadores fizeram um estudo para a Disney e contactaram 5.000 pais britânicos, mais de 80 por cento deles admitiram que entregar um tablet a uma criança era o ideal para impedi-los de ficarem entediados em viagens longas, impedindo birras e mau comportamento a bordo.

Mais de metades dos pais entrevistados disseram que a “paz e tranquilidade” que pode ser esperada com a ajuda de um tablet é de cerca de uma hora, em comparação, apenas um quinto dos pais disseram que conseguiram a mesma quantidade de tempo de silêncio quando viajavam com as crianças sem tablet’s e sem aplicativos e jogos, desses apenas 14 por cento utilizaram jogos tradicionais.

A pesquisa da Disney também apurou que mais de dois terços das crianças agora pedem para jogar em tablets e smartphones durante a viagem, em comparação com apenas 50 por cento que pedem doces ou lanches.

10 maneiras de entreter as crianças

Livros de actividades, tais como desenho, coloração ou quebra-cabeças – são uma maneira, geralmente infalível, para passar o tempo. Livros de histórias, ou de banda desenhada, são boas apostas, se os seus filhos gostarem dos géneros. Jogos para viagens, estão disponíveis em algumas formas, tais como os tradicionais 4 em linha, batalha naval, damas e xadrez, mas de certeza que consegue novos jogos que cumprem o mesmo efeito.

Os livros-áudio, que se ouvem através de um leitor de MP3 portátil, são bons para manter seus filhos entretidos. As paragens frequentes não são apenas essenciais por motivos fisiológicos, mas podem ser conjugadas com algum ponto de interesse para as crianças ou alguma atração turística interessante, ajudando a afastar o tédio que torna as crianças inquietas.

Um tablet é caro, mas de acordo com a pesquisa da Disney, referida no início do texto, é um dos favorito dos pais pois a oferta é extremamente diversificada, as opções para seus filhos variam entre filmes, livros, jogos, quebra-cabeças e até mesmo aplicativos educacionais.

Ou, se preferir, pode tentar usar um leitor de DVD’s portátil com uma seleção dos desenhos animados favoritos de seu filho. As crianças também adoram camaras, assim pode comprar uma camara digital barata e “organizar” um concurso com os seus filhos, seja para tirar boas fotos, focar-se num determinado tema ou para tirar tantas fotos quanto puderem.

Refeições ligeiras são essenciais para acalmar as crianças em qualquer viagem de carro, mas escolha alimentos nutritivos, já agora que levem algum tempo para comer e mantenham as barrigas cheias por um longo tempo, como por exemplo passas ou bananas.
Conte uma história durante a viagem ou, melhor ainda, puxe pela imaginação dos seus filhos, coloque-os a pensar, faça-os desenvolver uma história, com cada membro da família dizendo uma frase de cada vez. Boa viagem e boas férias.

Foto | Deb