Criado um novo airbag: para o teto panorâmico

airbag teto panorâmico.

A Hyundai desenvolveu um airbag para tetos panorâmicos. Uma proteção extra em caso de capotamento.

Os airbags são dispositivos de segurança passiva que se generalizaram nos automóveis, desempenhando um papel de “escudo protetor” dos ocupantes num automóvel numa situação de colisão. A Hyundai, através da empresa Hyundai Mobis, desenvolveu agora um airbag para os tetos panorâmicos das viaturas. 

Este airbag pretende proteger a integridadeairbag teto panorâmico. física dos ocupantes se ocorrer um capotamento, pois cria uma barreira que impede que os estilhaços do teto panorâmico provoquem ferimentos e que as cabeças dos passageiros batam de forma desamparada no teto. No limite, este dispositivo, pode impedir que alguém possa ser cuspido num capotamento.

Airbag cobre toda a extensão do teto panorâmico

A Hyundai Mobis, fornecedor de componentes que faz parte da vasta estrutura que é o conglomerado da Hyundai, afirma que este airbag, que cobre praticamente toda a superfície vidrada do teto, é capaz de se insuflar em apenas 0,08 segundos, abrindo no sentido da traseira para a dianteira.

airbag teto panorâmico. Este inédito airbag abre em 0,08 segundos.

O airbag está em comunicação com os sensores do veículo, especialmente o de velocidade, que deteta desacelerações bruscas e o movimento rotacional do carro.

airbag teto panorâmico

Poderá parecer um dispositivo menor, mas 260 passageiros foram projetados pelo teto panorâmico do veículo devido a capotamentos, entre os anos 2000 e 2015, nos EUA. Os dados são da norte-americana National Highway Traffic Safety Administration. Além de que os tetos panorâmicos são, cada vez mais, uma opção presente em cada vez mais veículos. Há estimativas de que até 2022 a sua penetração tenham um crescimento anual na ordem dos 11%.

airbag teto panorâmico

Airbag desafiante de desenvolver

A Hyundai Mobis refere que este equipamento foi mais desafiante de desenvolver do que outros airbags, em parte porque o modo como o dispositivo é ativado tem de ter em consideração se o tejadilho panorâmico está aberto ou fechado.

O airbag está ainda em fase de desenvolvimento. No entanto, pode dentro de poucos anos vir a integrar os modelos de série da marca sul-coreana.

Veja aqui neste vídeo o seu funcionamento:

Fotos: hyundaicanada.com, businesswire.com, cnet.com