Equipamento de moto – Tipos de malas

malas de moto
Conheça os vários tipos de malas que pode usar quando viaja em duas rodas, quer seja nas suas viagens de lazer, como de trabalho.
Onde levar o equipamento da moto: Malas rígidas ou bolsas?

A primeira pergunta a fazer é: Vai viajar muito? Tudo depende da quantidade de viagens que vai fazer de moto, quase como decidir se quer precisa de um veículo a gasóleo ou a gasolina.

equipamento de moto

Se viaja muito, a melhor opção são as malas rígidas. Por outro lado, se o vai fazer apenas uma ou duas vezes por ano, o melhor é optar pelos alforges (bolsas laterais) que não precisam de nenhum tipo de instalação prévia na moto e podem ser guardadas sempre que não necessita delas.

Malas rígidas

top case
Já todos vimos motos com malas rígidas, tanto as que vem de série, como as que podem ser adquiridas na indústria auxiliar. Há até fabricantes que dotam o mercado de malas já preparadas especificamente para cada modelo de motos.
As malas vão seguras ao subchassi e evitam que a bagagem se mova em circulação. São muito fáceis de pôr e tirar e também são seguras pois têm fechaduras tanto para as desmontar como para aceder ao seu interior. Há de variadíssimos tamanhos, em função das necessidades, chegando ultrapassar uma capacidade total de mais de 100 litros, na soma dos vários espaços (laterais e superior, ou top case)

Como complemento, e para evitar de andar a tirar e carregar com elas ao chegar ao destino, há ainda opção de comprar bolsas interiores. Neste caso, basta abrir a mala e retirar os pertences, como se fosse uma mochila.

Bolsas ou alforgesalforges equipamento moto

Normalmente são fabricadas em tecido e prendem-se à moto com velcro ou elásticos. As motos, mesmo as desportivas, costumam ter sítios específicos para «ancorar» estas malas, quer seja debaixo do subchassi, nos apoios para os pés ou na parte de trás.
Como vão presas por elásticos, convém assegurar-se de que as colocou corretamente, para que não se soltem ao fim de alguns quilómetros. Também deve verificar se não estão em contacto direto com o tubo de escape, ainda que normalmente aguentem algum calor.
A vantagem está na facilidade de montar e desmontar, tornando-se em autênticas malas de mão que pode transportar consigo. Muitas são expansíveis e compartimentadas, permitindo melhor organização da bagagem.
A desvantagem reside no facto de nunca as poder deixar na moto, uma vez que não estão seguras através de chaves, e pode correr o risco de ser assaltado.
Estas podem ser colocadas lateralmente, em cima do assento traseiro (como uma top case) e até em cima do depósito de combustível (com íman, elásticos ou até presos na tampa do depósito).

Fhttp://Circula Seguro.comotos | GIVI
Fonte: Circula Seguro.com