Evite o furto do carro

furto

Quando estaciona o seu carro tenha em atenção que todos os objetos que ficam à vista no interior são um chamariz para os amigos do alheio, para além da perda dos bens que estavam no carro, a entrada no habitáculo geralmente é feita através da quebra de vidros, por isso o prejuízo provocado para aceder ao interior por vezes é maior que o furto, propriamente dito, por isso evite o furto do carro.

Todos sabemos que o ideal será não levar nada extra dentro da viatura, por diversas razões, mas se tal não for possível, então tome determinadas ações para evitar atrair as atenções de quem não interessa.

A prevenção é a sempre a melhor proteção

Caso não consiga evitar levar determinados objetos, feche-os no porta- bagagens, mas faça-o antes de chegar ao local onde vai estacionar, porque pode estar a ser observado. A PSP informa que os marginais utilizam muito o sistema tradicional de vigiar os parques, assinalando quem guarda objetos de valor na mala do carro e agindo posteriormente com a certeza de estarem a ir ao “pote” certo e com a garantia de não fazer um arrombamento em vão.

Nunca deixe no porta-luvas os documentos da sua viatura, livros de cheques, cartões de crédito, todos estes objetos deverão estar consigo, no caso de armas de defesa pessoal a PSP, naturalmente, também não aconselha a deixar no interior da viatura.

Lembre-se que o porta-luvas oferece pouca segurança e constitui um dos primeiros “esconderijos” a despertar a atenção do delinquente, sendo o local mais procurado aquando da ocorrência de furtos.

A segurança nas viagens

Em viagem não deixe a bagagem no porta-bagagens, quando parar durante a noite, pois o seu peso e a consequente pressão que exerce sobre o sistema amortecedor, são facilmente detetáveis por um “profissional”.

Muitos autorrádios já vem com o sistema de prevenção de roubo, quer seja pela remoção do painel frontal, ou parte deste, de forma que o aparelho não funcione sem o mesmo, sendo portanto um item sem valor, logo, sem interesse para o meliante.

Caso o seu rádio não seja desse tipo, passe por uma loja da especialidade e instale um sistema amovível, geralmente do tipo gaveta, de forma a retirar o seu autorrádio quando estacionar o seu carro em locais públicos, ou outros com maior probabilidade de furto.

Caso seja vítima de um furto

Mesmo tomando todas as precauções indicadas acima, os furtos podem acontecer, muitas vezes tratam-se de casos de tentativa de furto que devido à frustração do criminoso terminam em manifestações de vandalismo. A PSP informa como deve proceder caso seja vítima do crime de furto.

Em primeiro lugar, participe imediatamente à autoridade policial com jurisdição na área onde ocorreu o crime. No caso de o furto ser somente de objetos, tente se lembrar em pormenor de cada um deles e dê uma descrição tão exata quanto possível dos objetos de valor que se encontravam no interior do veículo.

Caso seja o veículo o objeto do furto, faça também uma participação detalhada, forneça indicações precisas no que se refere ao veículo, marca, modelo, ano, cor, não se esqueça de indicar as suas características específicas, nomeadamente se existem marcas especiais que possam facilitar a sua recuperação.

Foto | Chris