Férias em segurança nas estradas portuguesas

Férias em segurança

Com a chegada do verão chegam as férias. E o que se pretende é que sejam férias em segurança. Deslocações, principalmente, para junto da costa marítima em busca de praias, sol e muita animação. O fluxo de transito de veículos aumenta exponencialmente e associado a isso o risco de aumento da sinistralidade.

Uma vez que a taxa de sinistralidade tem um aumento reflectido nesta altura do ano, durante as férias de verão, começam a ver-se, finalmente, movimentações um pouco por todo lado, em Portugal, acções que visam a sensibilização dos condutores e demais utilizadores da via publica.

Palestras de sensibilização em espaço publico

A pensar nisso, a FNAC situada no centro comercial Mar Shopping em parceria com diversas instituições, entre elas a Escola de Condução Oficina do Condutor, o INEM, a GNR e outros, realizaram, nos dias 2 e 3 de Julho, duas palestras de sensibilização para que as férias em segurança estejam sempre consigo.

Uma vez que a organização desta iniciativa tinha como pretexto aumentar a sensibilização e estado de alerta de quem, gratuitamente, assistiu ao evento, foram preparadas algumas actividades extra que alcançaram não apenas os condutores actuais, mas também os futuros condutores.

Assim, quem visitou o evento, para além da informação que recebeu, também teve à sua disponibilidade um circuito de prevenção rodoviária, um simulador de capotamento, onde pode sentir as sensações de dar uma cambalhota dentro de um automóvel, mas essencialmente a boa percepção da segurança que o cinto de segurança proporciona.

Para além das palestras dos diversos intervenientes, houve também outras actividades que permitiram, não apenas aos graúdos mas também aos mais pequenos adquirirem novos conhecimentos e emoções.

Tal como esta, outras devem ser as iniciativas que deveriam surgir por este país fora, nunca buscando o lucro económico, mas sim como actividade social em prol da segurança rodoviária e da melhoria da qualidade de vida dos utentes da via.

Foto¦Mar Shopping