Férias terminadas, regresso a casa

Regresso a casa

As férias estão a chegar ao fim e com elas o regresso a casa, para tantos condutores a milhares de quilómetros de distância de Portugal. Regresso esse que para muitos vai ter inicio hoje ou amanhã, numa perspectiva de segunda-feira já estarem a trabalhar.

Todos os anos, repetidamente como se um filme já visto se tratasse, os noticiários nos dão as tristes noticias de acidentes rodoviários envolvendo veículos de matricula estrangeira, mas conduzidos por indivíduos de nacionalidade portuguesa.

Um regresso em segurança

Este ano o mês de agosto, mês tradicionalmente escolhido pela comunidade portuguesa emigrante para gozarem as tão merecidas férias e visitarem os familiares, ter mina no próximo domingo. Se há quem tenha optado pelo meio da semana para regressar ao país de labuta, também há que o faça apenas hoje ou mesmo amanhã.

Uma vez que Portugal tem uma comunidade emigrante elevada no Luxemburgo, França e Suíça, essencialmente, e que é destes países que, normalmente, se fazem deslocar de automóvel até ao nosso país, prevê-se que o tráfego automóvel seja bastante elevado este fim de semana nas vias que dão acesso à fronteira com Espanha.

Nas estradas para apoiar e fiscalizar os comportamentos dos condutores estarão agentes da Brigada territorial da Guarda Nacional Republicana, em território nacional. Dos condutores espera-se um comportamento seguro, neste regresso das suas férias em Portugal, que passa pelo cumprimento das normas do Código da Estrada não só português, mas sim de todos os países que cruzem até chegar a casa.

Para além do respeito das normas, sugere-se que efectuem paragens regulares para descansar, ingiram água ou sumos naturais, consumam refeições leves e pratiquem uma condução defensiva. Afinal, para o ano há mais férias e as famílias desejam que eles regressem. Façam boa viagem.