Limpe o interior do carro, todos agradecem!

17019272628_b199791fbf_k

Para uma segurança eficaz ao volante o condutor deverá sentir-se confortável e cómodo no habitáculo do automóvel, o mesmo se passa com os ocupantes, se bem que a capacidade de controlar o veículo dependa do condutor diretamente, os ocupantes poderão tornar-se numa fonte de distração para o condutor.

Após as longas viagens de carro, nas férias de verão, o regresso a casa trouxe-nos, a todos, de volta à rotina, porém algo parece diferente… o carro já não cheira igual, foram muitas pessoas por muitas horas no seu interior, foram as crianças que derramaram o iogurte, o sumo, as batatas fritas e os restos de pão das sandes que se esconderam por entre as frestas dos bancos e esse “cocktail” já está a feder. Limpe o interior do carro… rapidamente.

Os carros podem ter mudado muito nos últimos anos, mais tecnologia, até radares que acionam os travões em casos de perigo eminente de embate, mas para além de todo o avanço tecnológico das últimas décadas há uma coisa que sempre estragou o bom ambiente a bordo de um carro, o cheiro.

As ameaças são diárias e quotidianas

Lembra-se de quando passa horas a tratar do seu carro, desde a lavagem, o polimento e a aspirar para mantê-lo em bom estado e agradável, e então, de repente, no seu caminho para casa a partir das lojas, uma garrafa de sumo derrama, ou pior, um pacote de leite.

Ou talvez você tenha passado os últimos anos a carregar o seu cão, seja nos bancos de trás seja na bagageira e um dia um amigo, ou membro da sua família, comenta que está um cheiro algo estranho a bordo, e isso é ser simpático, o seu carro está mesmo necessitado de uma limpeza profunda.

E, pronto é nesse momento que lhe “cai a ficha” e percebe que tem que resolver o problema pestilento que o seu carro sofre, arregaça as mangas e começa a tentar limpar, esfrega, esfrega e pouco ou nada consegue, aí pondera se comprará produtos específicos, mais caros, ou se tentará uma solução “caseira”.

Soluções económicas e caseiras

Para ajudar a remover odores sem comprar um produto específico, geralmente dispendioso, pode usar produtos que encontra em casa. O bicarbonato de sódio é uma das hipóteses, polvilhe-lo sobre o local sujo, seja nos tapetes, piso do habitáculo ou assentos, deixe-o por um curto período de tempo, e, em seguida, escove e aspire. Caso sejam recorrentes os “acidentes” guarde um recipiente com o produto no carro e use quando for necessário.

Outra solução para remoção de cheiros aconselha a utilização de carvão vegetal, por exemplo, para remover o cheiro intenso de cigarro de um carro coloque um pequeno balde, ou outro recipiente pequeno, de carvão comum, daquele que é usado em churrascarias, coloque o recipiente junto do local onde o cheiro estiver mais forte e este será removido em poucos dias. Lembre-se de retirar o carvão do carro antes de circular.

A naftalina pode também ajudar a remover o cheiro que tinha, mas atenção para não existir transferência de cheiro das bolas de naftalina para os tecidos do veículo, porque senão aí passará a ter um carro a cheirar a naftalina em vez do cheiro que tinha anteriormente… não será agradável!

Outra dica que pode tentar é a colocação de uma banheira de vinagre na zona empestada durante a noite, ou então diluir o vinagre com água e pulverizar (cuidado com a concentração de vinagre). Se o cheiro foi causado por um derrame, pode tentar esfregar os tecidos afetados com uma solução detergente, certifique-se de testar a estabilidade da cor quando usar esta solução pela primeira vez num tecido diferente.

Produtos químicos comerciais

Se as dicas de remédios caseiros não funcionaram pode optar por comprar alguns produtos químicos específicos, o mais comum é usar um spray próprio para tecidos e estofos com uma determinada fragância. Após se certificar que o odor do produto é realmente “aceitável” deverá simplesmente pulverizá-los generosamente sobre bancos, tapetes ou forro do tejadilho, na verdade, qualquer parte de tecido do interior e deixá-lo secar. Leia as instruções antes de usar e siga-as escrupulosamente.

Para aumentar o efeitos de limpeza do cheiro poderá usar, em conjunto com outro produto mencionado anteriormente, um purificador de ar, chamo a atenção para testar a combinação de cheiros antes de “atacar em força”, por vezes a combinação de duas fragrâncias supostamente aceitáveis tornam-se em algo horrível.

Pode querer considerar utilizar um outro produto que elimina odores de carros, conhecido como um nebulizador ou neutralizante de odores. Isso funciona através do preenchimento do carro com um vapor neutralizante de odores. Após coloca-lo no habitáculo, feche todas as portas e vidros, e deixe-o atuar o tempo determinado pelo fabricante do produto.

Antes prevenir que remediar

É claro, que a melhor coisa a fazer é tomar medidas preventivas, a fim de evitar que os odores desagradáveis sejam um problema em primeiro lugar. Se viaja frequentemente com crianças, talvez seja uma boa ideia ter algum tipo de proteção para os bancos, algo que seja facilmente removível e lavável. Existem opções específicas para quem transporta animais de estimação no veículo, veja qual a solução que melhor se adequa ao seu caso.

Alguns fabricantes automóveis oferecem revestimentos químicos de proteção para os estofos dos carros, estes podem não necessariamente evitar o cheiro, mas podem prevenir manchas dos derramamentos ou no mínimo torna-os mais fáceis de remover. Garanta a sua comodidade durante a condução para que possa ser feita de forma segura.

Foto | Quinn Dombrowski