Mantenha as mãos e os pés dentro do veículo enquanto circula

Mantenha as mãos e os pés dentro do veículo enquanto circula

Quantas foram as vezes em que já foi a uma feira com atrações e verifica que em cada carrocel tem um painel que indica “Mantenha as mãos e os pés dentro da área de protecção durante o tempo de duração da viajem.”? Essencialmente podemos observar estas indicações em atrações como montanhas-russas e facilmente percebe-las. Mesmo estando dentro de uma distância de segurança, algo poderá acontecer e de um momento para o outro vermo-nos privados de uma das mãos ou pés.

No entanto, parece haver algo que nos tapa a compreensão quando falamos de automóveis. Sempre que a temperatura sobe um pouco mais e porque nem todos os automóveis têm ar condicionado, é hábito ver-se os condutores e passageiros com as mãos expostas fora da área de proteção; dentro do automóvel.

Um braço de fora da janela, um braço fora do corpo

Não é também incomum ver-se pessoas mais jovens, por vezes, com meio corpo fora da janela, o que faz com que, numa situação mais extrema, verem-se envolvidos num acidente e estarem sujeitos à perda de algum membro.

Pensamos que estará tudo controlado, que garantimos uma distância de segurança adequada de qualquer obstáculo, mas esquecemo-nos que outros, os demais condutores, poderão entrar em despiste e envolverem-se num acidente, envolvendo-nos. Dessa forma, estamos expostos ao sinistro com consequências fatais.

Uma das situações bastante observadas nas cidades, prende-se com os condutores de veículos de transporte público. Habitualmente circulam com as janelas abertas e uma das mãos, a esquerda, por norma, fora da área interna do automóvel.

Mesmo sendo mais barato, em nível de consumo de combustível, circular com a janela aberta em detrimento do ar-condicionado, devemos perceber que, optando por essa possibilidade, devemos manter os membros dentro do veículo, garantindo a nossa segurança física.

Foto¦ Calcula de pneus