Óculos de sol: Quais os melhores para conduzir?

Proteger os nossos olhos da luz solar é fundamental para garantir a segurança ao volante. No verão, podemos sofrer encandeamentos e ter os olhos cansados ao conduzir e, para o evitar é importante escolher uns óculos de sol adequados e, sobretudo, homologados.

Cerca de 30% dos condutores circulam utilizando óculos de má qualidade e 20% nem sequer faz uso deles nas suas deslocações de automóvel. Isto pode transformar-se num verdadeiro perigo, pois é exatamente de uma boa visão que depende a nossa correta perceção dos sinais de trânsito, dos possíveis obstáculos que encontremos e do estado da via. Por isso, usar óculos de sol no verão (ou em dias mais solarengos em qualquer outra estação) é algo mais do que recomendável.

Não é uma obrigação, mas sim uma recomendação

Não é, obviamente, um equipamento obrigatório para a prática da condução, mas está já demonstrado que ajuda a evitar acidentes na estrada. De facto, 5% dos acidentes acontecem devido a encandeamentos nas horas do nascer e do pôr do sol, quando este se encontra mais baixo e a incidir diretamente nos olhos dos condutores.

Assim, o tipo de acidente mais comum é a colisão frontal ou o alcance entre dois veículos (20%), pelo que também é recomendável manter a distância de segurança adequada e reduzir a velocidade, quando a luz solar possa dificultar a condução.sol

Tipos de óculos de sol

Para saber quais são os óculos mais adequados, é necessário prestar atenção aos diferentes tipos de lentes solares que existem, enquanto filtro de luz solar que proporcionam:.

– Nível 1: São os óculos de sol que menos filtram os raios ultravioletas (menos de 56%) e servem para os dias nublados ou com escassa luminosidade.

– Nível 2: Este tipo de lentes absorvem 56% a 80% da luz solar, fazendo com que sejam a melhor opção para conduzir em dias de luminosidade média. Por exemplo, dias solarengos de outono ou inverno.

– Nível 3: Absorvem até 91% dos raios ultravioletas, o que os torna perfeitos para conduzir em dias de verão, para a praia ou para zonas altas (montanha).

– Nível 4: Apresentam o nível mais alto de absorção (92%). São adequados para realizar atividades náuticas ou para esquiar, mas não para conduzir.

Tendo em conta estes dados, pode dizer-se que as mais adequadas para conduzir no verão são as que pertencem ao nível 2 ou 3 desta classificação.

Óculos polarizados: a melhor opção para os condutores

Os condutores devem apostar em óculos de sol homologados para conduzir. Quer isto dizer que, ao comprar óculos, todos os condutores devem garantir que estes contém o símbolo de CE da normativa de qualidade.

Além disso, as mais adequadas são aquelas que apresentam lentes polarizadas, já que ajudam a eliminar brilhos, reflexos e encandeamentos, favorecendo uma visão mais nítida da via. Mas, igualmente, é preferível optar por lentes orgânicas, do que de origem mineral, pois são mais resistentes e leves.

No caso de quem necessita de lentes para uso diário, é importante destacar que os óculos de sol também devem ser graduados e, para os que padeçam de miopia, é recomendável usar lentes castanhas ou escuras.

Vale também a pena recordar que a armação não só deve cumprir os requisitos estéticos que estejam de acordo com a nossa personalidade, mas também deve ser cómoda e leve, para que não incomodem a conduzir.