Para que serve o seguro de carta de condução? E o seguro de garagista?

seguro de carta, seguro garagista

Quando falamos de seguro ao nos referirmos ao automóvel pensamos de imediato na apólice que protege o carro. Então, o que é o seguro de carta de condução? E o seguro de garagista? São a mesma coisa? Para que servem?

O chamado seguro da carta de condução é um seguro que se destina a profissionais do ramo automóvel.

Pretende garantir a existência de uma proteção a quem tem habitualmente de conduzir muitos automóveis.

No fundo, a sua subscrição evita que um vendedor de carros ou um mecânico tenha de fazer um seguro para cada carro que recebe para vender ou para arranjar.

Este seguro é também apelidado de seguro de garagista. Diz a lei acerca deste seguro que estão “obrigados os garagistas, bem como quaisquer pessoas ou entidades que habitualmente exercem a atividade de fabrico, montagem ou transformação, de compra e ou venda, de reparação, de desempanagem ou de controlo do bom funcionamento de veículos, a segurar a responsabilidade civil em que incorrem quando utilizem, por virtude das suas funções, os referidos veículos no âmbito da sua atividade profissional”.

No âmbito da atividade profissional apenas

O seguro de carta ou garagista garante a responsabilidade civil por sinistros que ocorram quando estes profissionais utilizem, no âmbito da sua atividade profissional, diversos veículos.

Este seguro só garante os danos causados a terceiros no âmbito da responsabilidade civil automóvel. Deixa de fora os danos causados nos próprios veículos (embora haja opções de danos próprios que prevejam essa extensão) e nas viaturas em nome do segurado. Também ficam excluídos os danos provocados por acidentes com veículos que não estejam a ser utilizados no âmbito das referidas atividades profissionais.

Sinistros que envolvam viaturas adquiridas para revenda, mas cujo registo de propriedade tenha ocorrido há mais de 180 dias não ficam cobertos.

Algo importante: o seguro de carta não invalida a necessidade das viaturas conduzidas por estes profissionais do ramo automóvel terem um seguro. A existência de um seguro de responsabilidade civil é obrigatória por lei. Este seguro de garagista ou de carta é um complemento.

A Mapfre possui um produto destes. Ora veja:

seguro de carta, seguro garagista
seguro de carta, seguro garagista
seguro de carta, seguro garagista
seguro de carta, seguro garagista

Foto: southmainstreetauto.com