Passagem de nível com muito baixo nível

Passagem de nível com muito baixo nível

Uma passagem de nível, é por si só, um espaço de elevado perigo para quem naquele curto espaço tem de circular.Assim o é por que o bloqueio efectuado à passagem de um condutor ou peão quando a barreira está fechada, não é total, limitando-se a apenas metade da via.

Poderíamos sempre argumentar que é o mais que necessário, mas na verdade não o é. E não o é, pelo simples facto de termos o meio rodoviário replecto de utilizadores sem respeito por eles mesmos e pelos restantes elementos que partilham o mesmo espaço.

Normas de segurança com fiscalização apertada

Um acidente ocorrido numa passagem de nível é e será sempre algo nada bonito de se ver. A força de impacto de uma máquina de ferro num frágil automóvel ou peão, produz um efeito visual desagradável e consequências nefastas.

Sabendo-se que a entidade responsável pela exploração dos caminhos de ferro portugueses está a diminuir o número de passagens de nível, sabe-se também que existem muitas de eliminação impossível, devido ao facto de estarem localizadas em trajectos impossíveis de interferir.

Assim, torna-se necessário que cada um de nós assuma as suas responsabilidades e contribua para uma maior segurança nas imediações e no espaço das passagens de nível, por forma a aumentar, consideravelmente, a segurança rodoviária e apoiar a diminuir as consequências advindas do sinistro.

E lembre-se, se eventualmente a cancela demorar a abrir mais tempo do que seja por si expectável, ligue para o número afixado no local ou para o número nacional de emergência médica, 112.