Prepare o seu carro para grandes viagens

 

Com o aproximar do mês de agosto, começam as preparações para as grandes viagens. O seu veículo será onde irá gastar a maior parte do seu tempo durante sua viagem. Assim, certifique-se de que este dispõe de todas as condições, tanto de funcionamento como de conforto.

Não existem viagens ideais iguais. Para alguns, a viagem ideal é só um par de horas com destino a uma cama aconchegante. Mas para outros, é uma tirada de muitos quilómetros, durante vários dias, atravessando diversos países. Para cada caso a preparação é naturalmente diferente. Saiba como pode preparar o seu carro para grandes viagens.

Comecemos pelo básico, aquilo que é necessário em qualquer veículo, em qualquer momento, confirme as condições técnicas da máquina. Todos os comandos funcionam adequadamente? Verifique todos os níveis. Mas todos mesmo, o óleo, o líquido de arrefecimento do motor, o óleo dos travões e o líquido de limpeza do para-brisa.

Inspecione os níveis do fluído da direção assistida e do óleo da transmissão, se aplicável. Verifique se é preferível antecipar alguma das manutenções programadas antes da viagem. Pois, caso tenha que proceder a uma manutenção num local desconhecido poderá ter dificuldades acrescidas. Assim como, custos eventualmente maiores.

Confirme se o filtro de ar está em boas condições. Um filtro de ar limpo ajuda o motor a funcionar melhor, com menos esforço e com menor consumo. Certifique-se de que os terminais e cabos da bateria estejam bem presos, e sempre sem corrosão. Mas se a bateria tiver tampas removíveis, não esqueça de verificar o nível de fluído, especialmente em climas mais quentes.

Procure, visualmente, por danos nas tubagens, ou plásticos. Se se apresentarem com uma superfície de aparência vítrea, pode indicar danos por calor. Caso detete alguma anomalia, leve o veículo à oficina para que substituam os componentes danificados.

Verifique o estado e a pressão de todos os pneus, incluindo o sobressalente. Use a pressão recomendada pelo fabricante do veículo. Mas se não sabe quais os valores indicados para o seu carro, consulte o manual do veículo, lá a marca indica as pressões recomendadas para quando o veículo está com pouca carga e com muita carga. Adeqúe ao seu caso.

Veja e seja visto

Verifique todas as luzes externas, dê especial atenção às lâmpadas dos travões e às dos piscas. De qualquer forma toda e qualquer lâmpada fundida deverá ser substituída. Certifique-se de que as lentes dos faróis estão limpas, para que as luzes sejam tão brilhantes e eficazes quanto possível.

Para reduzir as distrações lembre-se de transferir antecipadamente as suas listas de contatos para o sistema do seu veículo. Certifique-se de que possui o número da assistência na estrada da sua seguradora, e caso tenha, da marca do seu automóvel. Adicione predefinições de rádio e programe todos os destinos no GPS antes de iniciar a viagem.

Se necessário, atualize o software do sistema de navegação, assim como das apps que tenha instaladas tanto no seu smartphone como no sistema de infotainment a bordo do seu veículo. Certifique-se que possui toda a documentação em ordem, com o registro atualizado e a apólice de seguro válida. Mas não esqueça de confirmar que o seguro cobre o país de destino, assim como os vários países que pretenda atravessar.

Check-list antes de partir numa grande viagem

Para facilitar a confirmação de que o seu carro está preparado para uma grande viagem, segue-se uma pequena lista de verificação. Assim pode confirmar que não esquece o mais importante para grandes viagens.

1. Lave o carro;
2. Verifique as escovas do limpa para-brisas e o nível de líquido de limpeza;
3. Verifique o nível do óleo;
4. Limpe o interior do carro;
5. Verifique a pressão dos seus pneus (não se esqueça do sobressalente);
6. Renove o equipamento de emergência;
7. Atualize as apps e os sistemas de infotainment a bordo;
8. Consulte o cronograma de manutenção programada;
9. Verifique toda a documentação e o seguro.

Foto | Pxhere