No regresso a casa, mantenha a calma no trânsito

No regresso a casa, mantenha a calma no trânsito

Hoje é dia 24 de Dezembro, dia de Natal, de jantar familiar, confraternização, comemoração, festa. E normalmente, neste dia, para a mesa vem uma refeição acompanhada por algumas bebidas que não se coadunam com a segurança rodoviária.

Uma vez que hoje é quarta-feira, muitas são as pessoas que depois de amanhã terão de se apresentar no seu local de trabalho. Ou seja, muitos são aqueles que terão de fazer uma quantidade de quilómetros no regresso a casa, amanhã,  preparando-se para sexta-feira irem trabalhar.

 Um regresso em segurança

Algumas pessoas deixam, para esta época do ano, alguns dias de férias, juntando assim os festejos do Natal com os do Final de Ano. Mas acontece que mais são aqueles que não têm possibilidade de fazer isso e, deste modo, deslocam-se para junto das suas famílias no final do dia 24 (hoje) e regressam, amanhã, a casa.

Se pensarmos que há pessoas que não festejam o Natal ou que se encontram destacadas, na sua actividade profissional, para trabalharem neste dia, facilmente percebemos que as estradas não estão vazias de veículos, mas sim, até, com maior fluxo de trânsito.

Deste modo, se hoje vai regressar a casa, tenha em atenção factores importantes como; tipo e quantidade de bebida que ingere, quantidade de comida, uma vez que pode sentir-se enfartado e isso irá prejudicá-lo no seu bom estado físico. Mas essencialmente deve ter atenção ao tipo de condução, sua e dos outros, assim como às manobras e velocidade.

No meio de filas, não se irrite com comportamentos menos próprios dos demais condutores. Afinal a época é festiva e devemos ser complacentes com eventuais erros alheios, evitando o conflito rodoviário. Se for o caso do leitor, regresse a casa em segurança. Faça boa viagem.

Foto¦ Sara Kelly