Regresso de férias em horas de ponta

Regresso de férias

Com a chegada do verão, normalmente, as famílias portuguesas procuram uns dias de férias e repouso, capazes de retemperar forças que proporcionem um ano restante de trabalho. São dias de sol, praia ou campo, aventuras sem fim.

No entanto, como tudo o que é bom termina rápido, a cada quinze dias, existe um regresso a casa e uma nova vaga de veraneantes a deslocarem-se para os seus pontos de férias. Esse fluxo de retorno ou de partida surge, grande parte das vezes, ao final do dia, em busca de temperaturas mais amenas.

 Partir para férias, regressando em segurança

Quando se parte para férias, o condutor, deve ter em mente, que o faz através de um direito e que procura com isso relaxar de um ano inteiro de duro trabalho. Fá-lo em busca de uma serenidade capaz de fazer recuperar força anímica e capacidade física que proporcione força para enfrentar mais uma jornada de trabalho.

Acontece que grande parte dos condutores quando dá inicio à viagem, seja de ida, seja de regresso a casa, das férias, apenas vê o ponto de chegada, não planeando essa mesma viagem. O mesmo acontece quando essa viagem é pontual, numa deslocação à praia, partindo de uma localidade mais do interior.

Procurando temperaturas mais confortáveis, ainda que nos dias de hoje grande número dos automóveis estejam equipados com ar condicionado, para viajar, muitos são os condutores que procuram viajar ao final da tarde, inicio da manhã ou mesmo durante a noite.

O facto de escolherem estes horários, os condutores estão sujeitos a fluxos de trânsito mais elevados, o que leva a que estejam expostos a uma maior vulnerabilidade rodoviária ou maior cansaço, devido à maior concentração exigida, seja pelo transito, seja pela condução nocturna.

Deste modo, se vai de férias ou regressar do repouso merecido, tenha o cuidado de planificar a sua viagem, com paragens frequentes, consumo de refeições leves e corpo e mente hidratados com muita água. Escolha o melhor horário e adapte-se fisicamente se o escolhido for o nocturno.

Mas principalmente não se esqueça que vai de férias ou delas regressa, portanto, não stresse. Mantenha a calma e a paciência. Sinta-se seguro na estrada e confortável ao volante da sua viatura. Faça boa viagem e boas férias.