Relembrar o básico para uma condução segura (6): Intempéries

heavy rain
As melhorias na tecnologia tanto a nível dos automóveis como da construção das estradas melhorou a experiencia da condução, mais pessoas conduzem com mais comodidade e por distâncias cada vez maiores, muitas afirmam que já praticam uma condução segura.

Nós conduzimos carros mais seguros, em estradas mais seguras, ouvimos décadas de publicidades e campanhas de informação pública sobre condução segura, como resultado disso os números de acidentes baixaram, os mortos e feridos também diminuíram, mas será que ainda nos lembramos do básico?

Intempéries

Se estiver conduzindo através da nevoeiro, chuva forte, uma tempestade de neve ou em estradas geladas, tome precauções especiais. Todas as noções básicas apresentadas nesta série “Relembrar o básico para uma condução segura” devem ser usadas com especial rigor.

Circule sempre numa velocidade adequada às condições encontradas, mantenha um espaço extra entre o seu carro e o da frente, tenha um cuidado especial ao efetuar as curvas. Se o tempo piorar, encontre um lugar seguro para esperar a tempestade passar.

Quando está numa situação de má visibilidade, seja nevoeiro ou neve, reduza a velocidade e ligue os médios para que os outros condutores o vejam. Se necessário ligue os limpa-pára-brisas e utilize o desembaciador, garantindo uma boa visibilidade para o exterior. Tente seguir as marcas rodoviárias que marcam a berma e o eixo da via.

Caso seja obrigado a parar o carro fora da via, lembre-se de desligar as luzes, pois os outros condutores caso não possam ver a estrada nem as marcas rodoviárias, vão estar à procura de outros carros para seguir ao longo da estrada.

Quando veem as suas luzes, eles vão conduzir em direção a si e podem não perceber que o seu carro não está na estrada a tempo de evitar uma colisão, se parar na estrada ligue os 4 piscas pelos motivos inversos.

Se o vento estiver forte, esteja atento à sua velocidade, pois qualquer safanão inesperado, devido à turbulência, pode causar a perda de controlo do seu carro e quanto maior a velocidade, maior a dificuldade de recuperar o controlo.

Se cunduzir um veículo alto e estreito a probabilidade de ser afetado aumenta, devido à maior superficie lateral onde incide o vento, em qualquer veículo, tome especial atenção quando entra ou sai de túneis ou quando passa sob ou sobre pontes, devido à alteração de pressão, intensidade e de sentido do vento.

Nos casos de muito baixa temperatura é neste locais que surge em primeiro lugar o gelo na estrada, assim como em locais menos expostos à luz do sol, tenha atenção pois mesmo em temperaturas ambiente ligeiramente acima de zero, pode surgir gelo neste locais.

As intempéries dificultam muito a condução, mas não se esqueça que caso a tormenta já tenha passado o risco ainda existe, por isso não se faça à estrada como se fosse tudo estivesse normal, por exemplo depois das chuvas as condições de circulação podem não ser as ideais, leia mais aqui.

Foto | Daniel Stocker