Sabe o que é o cartão de emergência?

Caso sofra um acidente de viação, se as entidades que prestam cuidados de emergência médica souberem quais as alergias que tem, as doenças que sofre, os medicamentos que toma ou a seguradora que contratou, poderão prestar-lhe um apoio mais personalizado e eficiente.

Com o intuito de melhorar a comunicação entre as entidades que prestam socorro médico, designadamente em acidentes rodoviários, a Associação Safe Communities Portugal desenvolveu um cartão de identificação de emergência que contém informação útil para a intervenção das equipas de socorro em caso de urgência.

Surgiu, assim, o Cartão de Emergência que pode andar na carteira quer de estrangeiros quer dos cidadãos nacionais.

O que é e para que serve?

O Cartão de Emergência é um documento que contém informação útil às equipas de socorro em caso de urgência.

A quem se destina e como se pode obter?

Destina-se a qualquer pessoa que se encontre em Portugal e pode ser obtido gratuitamente por download nos sites oficiais das entidades promotoras. GNR, PSP e INEM dão o seu apoio a esta iniciativa.

Onde fazer o download?

Pode ir a um destes links da PSP e INEM para fazer o download.

Como utilizar?

Após download do documento, preencha os campos em branco diretamente no PDF e imprima em formato A4. Recorte à medida e guarde-o na sua carteira (de preferência, plastificando-o) para que seja facilmente encontrado em caso de emergência.

Se existirem alterações aos dados introduzidos, imprima um novo exemplar e volte a preencher.

Escreva a morada completa da sua RESIDÊNCIA permanente (onde mora habitualmente e não onde passa férias) e indique o telefone com indicativo internacional da AUTORIDADE policial dessa morada para facilitar um contato direto.

Escreva também o local de ESTADIA EM PORTUGAL onde permanecerá (localidade ou alojamento).

Não se esqueça que a informação introduzida é da sua inteira responsabilidade e que não se trata de um documento de identificação oficial. Os seus dados não serão guardados em nenhuma base de dados, limitando-se ao documento preenchido.