Top 15 dos motivos de acidentes de viação

Acidentes de viação

Todos, ou quase todos, julgamos que atualmente conduzir e falar ao telemóvel é a principal causa de acidentes rodoviários. Será assim mesmo? Não. O principal motivo de acidentes não são as distrações causadas pelos telemóveis enquanto conduzimos. O “olhar para o lado” é que ocupa o top deste das distrações, enquanto conduzimos.

Este é o resultado de um novo estudo acerca de acidentes de trânsito conduzido pelo The Virginia Department of Motor Vehicles e pela Virginia Commonwealth University em Richmond (USA). Mais de 2.700 acidentes e 4.500 condutores foram estudados naquele que pode ser considerado o maior estudo sobre como simples distrações podem causar efeitos desastrosos.

“Sabemos já há alguns anos que os condutores contribuem mais para os acidente de viação do que os automóveis ou as estradas”, diz Robert J. Breitenbach, director do VCU’s Transportation Safety Training Center, numa nota distribuída à imprensa em que anunciava o estudo. E acrescentava a nota “Em variadas situações os erros do condutor envolvem falta de atenção enquanto conduz. Podemos agora identificar essas distrações com alguma confiança”.

Os motivos principais de acidentes

Após compilar, classificar e analisar os dados, os institutos da Virgínia que conduziram o estudo, concluíram que os condutores foram maioritariamente distraídos por motivos externos ao veículo, que acabaram provocando o acidente.

Eis então o top 15 dos motivos de acidentes de viação, pela ordem em que dão origem a acidentes:

1- Olhar para o lado (olhar para outros acidentes de viação, olhar para outros carros, etc) – 16 por cento
2- Cansaço provocado pela condução – 12 por cento
3- Olhar para a paisagem – 10 por cento
4- Olhar para os outros passageiros ou distrair-se com as crianças – 9 por centro
5- Ajustar o rádio, leitor de cds, etc – 7 por cento
6- Falar ao telemóvel – 5 por cento
7- Olhos fora da estrada – 4,5 por centro
8- Falta de atenção, andar com a cabeça na lua – 4 por cento
9 – Comer ou beber – 4 por cento
10- Ajustar os controlos do veículo.- 4 por cento
11- Condições climatéricas – 2 por cento
12- Causas desconhecidas – 2 por cento
13- Insetos e outros animais que entram pelo carro dentro. – 2 por cento
14- Olhar para mapas, documentos, sinais, etc – 2 por cento
15 – conduzir sobre efeito de medicamentos – 2 por cento

Alguns factos: 62% dos acidentes envolvendo distrações dos condutores ocorreram em áreas rurais. No topo das distrações nas áreas rurais estão o cansaço, animais, insetos, cães e outros animais de estimação à solta. No topo das distrações nas áreas urbanas estão o olhar para o lado, o tráfego, os outros veículos e falar ao telemóvel.

Portanto o principal motivo causador de acidentes de viação é distrair-se, por ironia do destino, com outros acidentes é um dos motivos principais, ficamos tão absorvidos em tentar conhecer as viaturas, os intervenientes, perceber as causas e a dinamica do acidente, que provocamos outro.

Quem viaja numa viatura tem que ter a noção que falar com o condutor de forma a provocar a sua distração, pode ser a causa de um acidente, tem de ser levado em conta que durante a tarefa de conduzir a atenção e concentração deve estar focada nessa tarefa.

Considerando estes resultados, no nosso dia-a-dia na estrada, e tanto para quem vai ao volante, como para quem o acompanha, consegue ter a noção exata do que devemos ou não devemos fazer numa viagem. E infelizmente quantas e quantas vezes já vimos discusões dentro de veículos em marcha!