ZF na fase final de desenvolvimento de um airbag exterior para automóveis

Airbag exterior

A empresa alemã de componentes ZF confirmou que o seu airbag externo para automóveis foi testado com enorme sucesso. O dispositivo, que o fabricante está a desenvolver há praticamente dez anos, chegou ao final da última etapa há três meses, mas ainda faltava um período de testes com impactos reais, testes que foram realizados nas últimas semanas.

O airbag, instalado do lado de fora do carro na zona inferior das portas, e é ativado perante a proximidade de outro veículo ou objeto. De acordo com os responsáveis do projeto, este airbag é capaz de minimizar em 30% os efeitos da colisão e até 40% a gravidade das lesões dos ocupantes. Uma vez superada esta fase de provas, o produto vai ser vendido aos fabricantes, ainda que todas tenham de momento muitas reticências em relação a este airbag, devido à instalação muito complexa e ao número de sensores incluídos.

Não pode ser utilizado em automóveis já produzidos

A quantidade de sensores necessários, de três tipos diferentes, impede que possa ser instalado em automóveis já fabricados. Este airbag lateral exterior foi concebido para veículos autónomos com função extra de segurança, mas a intenção da ZF é de o estender a todos os automóveis, ainda que será preciso ter em conta este dispositivo quando se desenha o automóvel a partir de uma folha em branco.
O airbag lateral requer um espaço extra para incluir o sistema de enchimento e outro para colocar o circuito de sensores e câmaras. Este airbag tem por base um radar que deteta o objeto em movimento e várias câmaras que identificam o tipo de veículo, o seu tamanho, etc. Por fim, instala-se um sensor LIDAR que é capaz de criar uma imagem 3D dos objetos adjacentes.
Assim, o programa conta com informação suficiente para proceder a tempo à ativação e enchimento do airbag, que de acordo com a ZF demora 100 milésimos de segundo.

Airbag exterior

Airbag lateral interno: relevantes para o Euro NCAP em 2020

Para além do externo, a ZF tem também em fase muito avançada o desenvolvimento de outro airbag lateral, mas interior. É colocado do lado oposto à porta do ocupante, dentro do banco. É despoletado ao receber um impacto lateral, amortecendo os movimentos brusco do ocupante para o outro lado de forma a evitar lesões graves.
Estes airbags laterais, segundo explica Norbert Kagerer, diretor de desenvolvimento de sistema de segurança da ZF, serão muito valorizados nos testes do Euro NCAP a partir de 2020. “Em 2020, os requisitos de segurança para impactos deste tipo vão aumentar. Possui este airbag será a chave para receber a classificação de cinco estrelas.” A empresa alemã tem previsto iniciar a produção deste airbag já em 2019.

Fotos: ZF