100% Cool – Sem álcool

Cool

Pelo 12º ano, consecutivo, grupos de jovens da campanha 100% Cool regressaram ao Algarve, para durante as noites de agosto participarem na mais antiga campanha de sensibilização rodoviária em Portugal. Esta iniciativa tem como objetivo sensibilizar os jovens para a abstinência ou um consumo moderado de álcool quando vão conduzir.

Iniciativa promovida pela Associação Nacional de Bebidas Espirituosas (ANEBE), as campanhas de verão 100% Cool deste ano tiveram lugar em Vilamoura e Albufeira, em parceria com a GNR, como anunciado aqui, e reservam prémios para os condutores designados 100% Cool, de entre os jovens entre os 18 e os 30 anos, que não apresentavam indícios de álcool no sangue.

A operação é efetuada por brigadas constituídas por jovens que se deslocam aos locais de diversão noturna sensibilizando outro jovens para o consumo moderado de álcool, realizam testes de alcoolemia e premeiam simbolicamente os jovens que apresente-se com 0% de álcool.

“As zonas de Albufeira e Vilamoura são as eleitas por muitos jovens portugueses e estrangeiros para a sua diversão noturna durante o mês de agosto, pelo que achamos fazer todo o sentido estarmos presentes com as Brigadas 100% Cool nestes locais, de modo a passar a mensagem de que é possível aliar a diversão a um comportamento responsável quando vamos conduzir”, refere, em comunicado, o secretário-geral da ANEBE, Mário Moniz Barreto.

Esta é “uma campanha que tem uma enorme simpatia por parte dos condutores portugueses, e não só por parte dos jovens”, devido a esse fato a associação decidiu apostar em novos prémios para os jovens, pelo que os condutores designados 100% Cool puderam contar com vales de desconto em combustível e outros brindes.

Resultados animadores

“Os jovens condutores portugueses fiscalizados no âmbito das campanhas 100% Cool deste verão, realizadas no âmbito das operações da Guarda Nacional Republicana, mostraram estar cada vez mais conscientes da importância de não consumir álcool quando vão conduzir, ou de o fazer de forma moderada”, refere a ANEBE.

Foram fiscalizados 316 jovens em cinco ações no âmbito da campanha 100% Cool, foram ações noturnas e diurnas, realizadas em Albufeira e Vilamoura, no Algarve, entre os dias 2 e 24 de agosto. De entre o grupo fiscalizado 220 não revelaram álcool no sangue, ou estavam a conduzir dentro dos limites legais.

O que segundo a ANEBE “reforça os padrões de descida no consumo de álcool por parte dos condutores portugueses com idades entre os 18 e os 30 anos”, com a constatação de que “assistimos este ano a um fenómeno crescente e muito positivo, que é o de grupos de jovens que saem juntos e elegem um deles como condutor, que pura e simplesmente não consome bebidas alcoólicas”.

Na opinião de Mário Moniz Barreto, “isto revela uma consciência muito saudável sobre os perigos de juntar o consumo de álcool à condução”. A campanha 100% Cool aposta na educação, motivação e responsabilização dos jovens para um consumo moderado de álcool.

100% Cool é exemplo a nível internacional

Em declarações à agência Lusa, em 2012, Mário Moniz Barreto revelava que haviam sidoconvidados pelo segundo ano consecutivo para um evento organizado pelo centro internacional para políticas nas bebidas alcoólicas, o International Center for Alcohol Policies [ICAP],” essa apresentação decorreu em outubro, em Washington, nos Estados Unidos da América.

A campanha portuguesa 100% Cool, que promove a prevenção de acidentes rodoviários entre jovens, foi escolhida por uma organização internacional como exemplo de eficácia na redução do consumo de bebidas alcoólicas entre os condutores e será apresentada na capital americana, o que naturalmente deixava a organização com “satisfação e orgulho no convite para participar num módulo da conferência sobre avaliação de eficácia de campanhas.

Este evento internacional reúne representantes da indústria de bebidas alcoólicas, de organizações internacionais e de entidades governamentais “com interesse e trabalho desenvolvido nas políticas de redução de riscos e de danos causados pelo abuso de bebidas alcoólicas”. Segundo Mário Barreto a escolha da campanha 100% Cool foi devido a ser considerada “como o melhor exemplo na Europa nesta área, de campanhas de segurança rodoviária destinadas a jovens, e com resultados no terreno testados e rigorosos”, salientou Mário Barreto.

O responsável fez questão de realçar igualmente a importância do reconhecimento nacional do trabalho realizado na redução da sinistralidade rodoviária entre os jovens. Os dados sobre evolução nos últimos 10 anos “são muito encorajadores, disse o responsável da ANEBE. Em 2004, o objetivo era reduzir o número de mortos nas estradas europeias para metade, até 2010, uma meta que em Portugal foi atingida em 2007.

Foto | 100% Cool