O que acontece num acidente se o seu filho não viaja numa cadeira

Vamos mostrar-lhe uma sequência de vídeos que são reveladores do embate de um veículo e o que acontece à cadeira de criança montada no banco traseiro. São várias as situações testadas pela MAPFRE. Não perca.


Preocupada desde sempre com a segurança rodoviária, a Fundação MAPFRE faz imensos testes a sistemas de retenção de pessoas e crianças no automóvel. Assim, depois de perceber a importância destes sistemas, achou por bem divulgar alguns vídeos sobre a forma como se comportam dentro dos veículos as cadeiras de transporte de crianças. Neste artigo pode perceber a deslocação dos vários tipos de dispositivos e ainda o que sucede com as crianças neles sentadas. Os sistemas de retenção infantil reduzem em 95% as lesões graves quando são bem utilizados. Neste post vamos perceber de uma forma mais prática, as consequências que o seu filho pode sofrer no caso de utilizar cadeiras obsoletas, que não estão homologadas ou que se encontram mau estado de conservação. Os vídeos que reproduzimos em seguida, apesar de estarem em espanhol, são bem explícitos do que pode acontecer. Não poupe na cadeira de transporte do seu filho no carro.

A utilização correta de uma cadeira homologada

Neste vídeo pode ver um embate de um veículo com um ocupante infantil sentado corretamente numa cadeira de retenção homologada e bem presa. As acelerações resultantes encontram-se dentro dos limites estabelecidos pela norma ECE R44

Impacto com uma cadeira não homologada

Neste segundo vídeo, vemos um embate com uma cadeira infantil que não está homologada de acordo com as normas em vigor. A criança tem grandes possibilidades de sofrer lesões graves.

Impacto com uma cadeira envelhecida

O calor, a humidade e as radiações ultravioletas levam ao envelhecimento dos materiais que constituem a cadeira. Este envelhecimento provoca a alteração das propriedades mecânicas, diminuindo a proteção que realizam sobre o ocupante.

Impacto de uma cadeira presa com um cinto com folgas

Vídeo que mostra o impacto de uma cadeira montada sobre o banco traseiro de um veículo e que está imobilizada por um cinto de segurança que não se encontra com a tensão perfeita. As probabilidades de ferimentos graves na criança são de grande monta.

Impacto sem a utilização de qualquer sistema de retenção

Vídeo que mostra o embate de um veículo que transporta uma criança no banco traseiro sem qualquer sistema de retenção para crianças. Tem apenas o cinto de segurança colocado e em caso de embate, o cinto fica ao nível do pescoço.

Impacto com um bebé sentado ao colo no banco dianteiro

Este vídeo mostra as consequências de um embate de um veículo em que o ocupante do banco dianteiro transporta a criança ao seu colo. Pode perceber-se que a cabeça do adulto bate na cabeça da criança, empurrando-a contra o tablier. As lesões são grave ou mesmo fatais.