Alguns sinais curiosos ao redor do Mundo

11

O Código da Estrada português está repleto de sinalização gráfica vertical, talvez até tem mais sinais do que aqueles que são, na verdade, necessários, uma vez que muitos dos sinais regulamentados, apesar dos quilómetros que cada um de nós já percorreu, nunca são avistados.

Mas se nos queixamos que existem muitos sinais na legislação portuguesa e com uma leitura de situações demasiado estranhas ou de difícil identificação, vamos observar alguns dos que se encontram ao redor do Planeta.

Nos países do norte da Europa é muito comum cruzarmo-nos com um alce ao longo do caminho. Para que não sejamos surpreendidos com o aparecimento súbito destes animais, as entidades responsáveis advertem os condutores para essa possibilidade.

Quem conhece Espanha, principalmente a zona da Catalunha, sabe que em muitas praças das localidades existem esplanadas gerais no centro das mesmas, as quais são servidas por empregados de mesa dos mais diversos cafés e bares envolventes.

Para que os condutores tenham atenção ao facto de, a qualquer momento um destes trabalhadores atravessar a faixa-de-rodagem, à entrada dessas praças são colocados sinais de perigo e alerta para que exista um cuidado acrescido por parte dos condutores.

Neste caso, o sinal é direcionado aos passageiros, alertando-os para que não falem com o condutor, não o distraindo assim da sua tarefa da condução.

Já todos ouvimos as mais diversas histórias sobre a Islândia. Pois saiba que, a nível rodoviário, deixamos um alerta para que não seja apanhado desprevenido. Assim, se optar por visitar a este país, para além de ser melhor optar por um veículo todo-terreno, capaz de vencer alguns obstáculos, tenha o cuidado de transportar, consigo, algum combustível.

É que os postos de abastecimento não estão assim tão perto uns dos outros como é habitual em Portugal.

Tal como os alces, também os países que ficam perto de habitats de pinguins, alertam os condutores para o facto de estes pequenos amigos poderem aparecer a atravessarem a estrada. Fica o alerta.

Todos sabemos que os sinais triangulares são de perigo. E como de perigo que são, alertam para o facto de existir qualquer coisa de diferente mais adiante, ao qual devemos dar alguma atenção, principalmente no nosso comportamento ao volante, diminuindo a possibilidade de acidente.

Na cidade de Mogliano, em Itália, as entidades responsáveis advertem os condutores para a realidade local; a existência de prostitutas. Afirmam essas autoridades que este alerta serve para que os condutores não se distraiam com a presença das trabalhadoras sinalizadas.

Os países do norte da Europa estão sempre à frente em matéria de segurança rodoviária. Na Dinamarca as entidades responsáveis colocaram este sinal de perigo, com o intuito de alertar as senhoras que usam sapatos de salto alto do perigo que existe entre a utilização destes sapatos e a caraterística da faixa-de-rodagem; empedrada.

Um sinal curioso que podemos encontrar na Rússia. Um alerta para a possibilidade de, a qualquer momento, na via onde está a circular, poder cruzar-se com tanques de guerra.

Se optar em ir de férias para o continente Asiático, na costa marítima, poderá cruzar-se com este curioso sinal que o informa do facto de poderem ocorrer tsunamis em caso de terramoto.

Fotos:¦  Marc-Olivier Bergeron, Extreme Bike Tours, Camerafox, Dirkjan, jpgbdn2, Ampelfreund & Signal Hunter, Matteo, Gavin Mullan, Nick A, underworldimage, alsndr, Frank Gruber, Clive Somerville, Christine Wilson
Fonte¦ circulaseguro.com