Conselhos para conduzir com o sol de frente

Com a partida das nuvens, o sol surge mais radioso e o céu mais azul. Até apetece entrar num descapotável e passear por Portugal.

Este fenómeno surge mais frequentemente ao amanhecer e ao anoitecer. É nesse momento que o sol está mais baixo e devido à menor quantidade de nuvens está mais exposto. Saiba aqui, mais alguns conselhos para conduzir com o sol de frente.

O impacto da luz solar é maior devido à penumbra que cria um contraste entre as zonas que estão iluminadas e as que não estão. Nesse “conflito” torna-se mais difícil de processar a informação em tempo útil pelos olhos.

Se não o conseguimos fazer no imediato, o resultado será ficarmos completamente encandeados e não vermos o que está à nossa frente. Se assim acontecer, podemos acabar por nos despistar.

Quando o sol está a brilhar de forma intensa de frente para os seus olhos, não existe qualquer hipótese de ter uma boa visão da estrada devido ao excesso de luz. Torna-se impossível obter uma visão exata da estrada à frente, com todos os desafios com que ela se apresenta.

Conselhos para conduzir com o sol de frente

Mas, pode tomar medidas para melhorar a sua visão quando está a conduzir com o sol de frente. Estes oito conselhos irão ajudá-lo a fazer a sua viagem com segurança, reduzindo o perigo:

– Utilize óculos polarizados – Um bom par de óculos polarizados é uma ferramenta de segurança essencial para qualquer condutor. Ajudam a reduzir o brilho do sol.

– Lave o para-brisa regularmente – A sujidade no interior e no exterior do para-brisas faz com que a luz do sol se espalhe, o que intensifica o brilho. Com o vidro limpo é mais fácil de ver para fora do habitáculo, mesmo quando se está de frente para luz solar.

– Aprenda a usar corretamente a pala – A pala do seu carro ajuda a reduzir o encadeamento. Caso a pala original seja insuficiente, pode aumentar significativamente a sua eficácia com miniviseiras disponíveis em lojas especializadas. Utilize a pala, pois ajuda a bloquear o sol.

– Evite tabliers brilhantes – não use produtos abrilhantadores de tablier. A luz solar reflete no painel e com produtos abrilhantadores a luz refletida aumenta. O mesmo pode ser provocado por papéis, ou outros elementos colocados sobre o tablier.

– Substitua um para-brisas rachado ou com fissuras – Rachaduras e “picadelas” podem distorcer a visão e são a causa da luz solar se espalhar, aumentando a dificuldade em ver. Naturalmente que a nível de segurança, garantir a integridade do para-brisas é essencial à sua proteção.

Distância de segurança – Deixe espaço suficiente entre o seu carro e o que o precede. Dê a si mesmo muito espaço quando circula no trânsito. Se houver algum problema, este espaço extra pode salvá-lo de embater no carro da frente. No trânsito, espaço significa tempo, tempo para reagir, seja travando ou manobrando de forma a evitar o acidente.

Mais conselhos para conduzir com o sol de frente

– Adeque a velocidade às condições do trânsito e da estrada – Conduza mais devagar se está a ter dificuldades para ver bem a estrada por causa do sol. Reduza também a velocidade em caso de chuva intensa ou de neve.

– Evite os momentos de maior probabilidade de encadeamento pelo sol – Tente evitar momentos em que o brilho está no seu auge. Pode ser útil antecipar a viagem em 30 minutos, ou então esperar algum tempo, para efetuar o seu trajeto de forma mais segura. Caso não seja possível fazê-lo, conduza com faróis acesos, servem para aumentar sua visibilidade perante os outros.

Todos os conselhos que possa aplicar para aumentar a sua segurança rodoviária deverão ser utilizados. A segurança na estrada não é uma questão de sorte é uma questão de leis, regras, prática e bom senso. Boa viagem.

Foto | Matt