Correr na cidade: cuidados que deve ter para evitar acidentes

correr na estradaCorrer na cidade ou na estrada implica cuidados redobrados, tanto do lado de quem está a fazer a prática de exercício físico, como do lado do condutor. 

Há cada vez mais adeptos da corrida, mas quando o running ou o jogging é feito na estrada há cuidados a ter, tanto por quem faz desporto, como por quem está ao volante de um automóvel.

A Direção Geral de Tráfego espanhola resumiu um conjunto de tópicos, em jeito de recomendações, que o Circula Seguro aproveita para partilhar.

Dicas para corredores que correm na estrada …

• Quando corre na estrada, deverá fazê-lo voltado de frente para o trânsito, o que pressupõe seguir pela esquerda.

• Quando corre na cidade, nunca deve esquecer que o corredor é um peão e deve ir pela calçada. Para a sua segurança e pela segurança de todos, respeitando também os demais peões.

• Tenha especial cuidado quando cruza uma garagem que está aberta. A todo o instante pode surgir um veículo de uma garagem. E se o acesso à garagem for em rampa e esta tiver uma inclinação maior, o automobilista pode surgir a uma maior velocidade. Antecipe este tipo de situações.

• Procure ser visto nos cruzamentos. Quando se aproxima de uma passagem para peões, abrande o ritmo e deixe-se ver pelos condutores para que estes percebam que pretende atravessar a via.

roupa atleta• Utilize roupas refletoras, mais ainda se correr sob condições de pouca luminosidade ou condições climatéricas adversas.

• Zele pela sua segurança e se for correr com tempo chuvoso, lembre-se que o pavimento está com piores condições de aderência. Se houver folhas no chão, pode até escorregar. Corra com mais cuidado neste tipo de ocasiões, especialmente quando se aproxima de travessias de peões ou de cruzamentos.

Cuidado com as distrações. Pode até correr com auriculares para ouvir música, mas evite usar phones que o isolem do ruído ambiente: se isso acontecer, esses auriculares vão impedir que ouça avisos de um possível incidente, como o buzinar de um automóvel que se aproxima. Não use também o telemóvel enquanto corre, nem tente enviar mensagens. Tal como se estivesse a conduzir, será um foco de distração do trânsito e dos eventuais perigos existentes.

• Nos semáforos, o corredor continua a ser um peão. Para atravessar terá de esperar, tendo ao seu dispor o botão para obter verde. Mas deverá esperar para atravessar em segurança. Apesar de estar a correr, não deve andar em correrias que só podem causar acidentes.

• Se é habitual utilizador de óculos escuros, não corra com eles postos quando faz running ou jogging à noite ou com pouca luz.

• Cuidado com os últimos minutos. Não relaxe quando está prestes a chegar ao fim do seu treino ou exercício. São momentos que estará mais cansado, condição que aumenta o grau de distração e o leva a que reaja de forma menos apropriada.

Dicas para condutores que veem corredores na estrada …

Modere a velocidade e aumente a atenção quando se aproxima de um corredor, de uma passadeira, de um cruzamento ou quando está a sair de uma garagem. Quando menos espera poderá surgir alguém em passo de corrida, em rota de colisão consigo.
• Ter sempre o automóvel em condições é fundamental para que, sempre que necessário e em situações mais urgentes, ele responda com eficácia. Travões, direção, suspensão, iluminação, pneus… tudo estar em boa forma também para poder travar atempadamente e em segurança, a fim de evitar atropelamentos.