Esquerda, direita ou centro, onde coloco a cadeira de criança

A cadeira de criança para o automóvel coloca um sem fim de interrogações aos pais e às mães que as utilizam pela primeira vez.


Qual a cadeira que compro e como instalar estes sistemas de retenção infantil (SRI) no automóvel. É uma questão de vital importância para a segurança de bebés e crianças que exige que se atue perante regras de trânsito e leis do IMT.
Dentro das dúvidas que nos surgem no momento da instalação, encontramos uma muito importante. Qual o melhor local no banco traseiro para colocar a cadeira? Existem uma série de recomendações que nos ajudam a resolver esta dúvida.


O banco central é mais seguro…

A Fundação MAPFRE aconselhou-nos neste particular uma vez que tem um guia de perguntas frequentes nas quais esclarece que, o assento traseiro central, por estar mais afastado de qualquer zona de impacto, é o mais adequado, sempre que a cadeira infantil possa ser instalada naquele lugar.
Entre os lugares traseiros, o lado direiro é mais seguro que o lado esquerdo, uma vez que, em primeiro lugar, permite entrar e sair a partir do passeio e longe do trânsito e, em segundo lugar, porque o condutor pode ver melhor a criança se esta se senta do lado oposto ao seu, ao invés de estar imediatamente atrás de si. No caso das cadeiras orientadas para a frente, o condutor pode ainda ver melhor a criança a partir do espelho retrovisor, quando esta viaja sentada no banco central.
O guia da MAPRE recomenda de igual modo que, no caso de existir sistema ISOFIX no veículo, a recomendação geral diz que se deve instalar a cadeira num dos lugares do veículo equipados com este sistema, para, desta forma, pode beneficiar das vantagens que oferece, com maior facilidade de instalação, menor risco de montagem incorreta e mais segurança em caso de acidente.


… depois o banco atrás do pendura

Por isso, tendo em conta esta último, o ideal seria utilizar o sistema ISOFIX no banco traseiro central. Todavia, o ISOFIX central não está disponível na maioria dos carros do mercado. Por isso, o lugar mais seguro, senão existir o que acabámos de mencionar, é o lado direito, de acordo com a Fundação MAPFRE. O mesmo é recomendado se não existe por completo sistema ISOFIX e não é possível instalar de forma mais segura a cadeira no lugar central.
São duas as razões que garantem que, depois do lugar central, o lugar atrás do pendura é o melhor para colocar a cadeira. Por um lado, nas vias de dois sentidos, a exposição ao risco é maior no caso da criança ir sentada atrás do condutor, por outro lado, em cidade é mais seguro entrar e sair do lado direiro, pois entra pelo passeio, completamente escondido da estrada.

E se colocarmos a cadeira infantil do lado esquerdo?

A exposição ao risco é muito maior como revelam alguns dados estatísticos. Segundo a base de dados da FARS (Fatality Analysis Reporting System) da NHTSA, o assento traseiro esquerdo é o menos seguro, tal como o do condutor. Os dados compilados nos EUA mostram que o risco de lesões é de 47% neste lugares, enquanto que para o lugar traseiro do lado direito é de 40%. Já para o lugar central traseiro é de 38%.

Fonte: Circula Seguro, Fundação MAPFRE e NHTSA