Quando a prepotência é superior ao respeito alheio

Estacionamento abusivo

A prepotência de algumas pessoas, com base na ostentação material é, de todo, imprópria para a segurança rodoviária. Acham-se os maiores da estrada, os donos do meio rodoviário e têm comportamentos de risco para a segurança de todos.

O facto de uma pessoa possuir um veículo mais potente, luxuoso e vistoso, não lhe permite, só por si, actuar abusivamente em detrimento do bem-estar e segurança dos restantes utentes da via pública.

Estacionamento abusivo

Um destes dias fui a um centro comercial na cidade de Coimbra. A área comercial tem um parque de estacionamento para uso dos seus clientes e, respeitando a legislação em vigor, têm disponível espaços de estacionamento reservados a clientes que conduzem veículos “GPL”, “Eléctricos” ou “Híbridos”. Têm lugares disponíveis para determinados condutores; “Grávidas“, “Idosos” e “Deficientes Motores“.

Haviam muitos lugares de estacionamento livres, no entanto o condutor da viatura Mercedes, um senhor de uns cinquenta e poucos anos, fisicamente capaz, resolveu, abusivamente, utilizar um espaço de estacionamento reservado a determinados condutores que se encontram de uma ou outra forma condicionados.

O senhor que saiu da viatura tinha uma boa locomoção, não estando apoiado a nenhuma bengala, cadeira de rodas ou andarilho. Numa triste ostentação não teve em conta a eventual necessidade de outros condutores. No entanto, apesar de não haver respeito por parte daquele condutor para com os restantes utentes, também não houve ninguém responsável que o chamasse à atenção.

  • Joaquim F M Ferreira

    Considerando o Regulamento de Sinalização do Trânsito aprovado pelo Decreto Regulamentar n.º 22-A/98, de 1 de outubro, com as alterações subsequentes, a sinalização que a imagem apresenta é ilegal. Assim, ninguém está obrigado a cumprir!

    • Boa tarde Joaquim,
      Não passa tudo de uma questão de bom senso e respeito. Afinal o espaço é privado.

  • Joaquim F M Ferreira

    Quando a prepotência é superior ao respeito alheio? Em que sentido? Estacionamento abusivo? Em que sentido? É caso para perguntar: um dia destes até as notas falsas deixam de o ser!

  • Filipe Lemos

    Falam sinalização ilegal, espaço privado, etc…

    Ninguem sabe o dia de amanha e se hoje muitos de nós somos pessoas saudaveis e sem limitações amanha nao sabemos… Vamos respeitar as pessoas com limitações.

    cumprimentos