Evite os acidentes

 

Os acidentes ou, como deveriam ser chamados, os sinistros, são eventos que normalmente impedem a prossecução de determinada viagem prevista. Mas sempre que iniciamos uma viagem, seja de lazer ou de trabalho, temos como objetivo um destino, que definitivamente é diferente de um reboque e uma oficina.

Para que evite os acidentes, vou-lhe deixar alguns conselhos sobre prevenção rodoviária. Apesar de alguns serem sobejamente conhecidos, será que se lembra de todos os que temos no artigo? Tudo o que contribui para a segurança nunca é demais. Leia e talvez descubra algo de novo.

A preparação é a base da segurança

Antes de iniciar uma viagem deve verificar as condições de segurança do veículo. Desde o estado dos pneus, dos travões, da direção e da suspensão, passando pelos dispositivos de sinalização e já agora verifique o funcionamento dos limpa para-brisas.

Se viaja com alguma carga, verifique sempre o acondicionamento e distribuição desta. Qualquer objeto solto poderá ser um projétil em caso de embate. Tenha em atenção os limites de carga que o veículo legalmente pode transportar e qual o limite que o fabricante indica. Nunca os ultrapasse.

Esteja consciente se está em estado de conduzir. Caso esteja muito fatigado, ou não tenha dormido adequadamente, a sua segurança está em risco.  Em caso de estar a tomar alguma medicação saiba quais os efeitos que esta provoca sobre a condução. Nunca conduza quando ingeriu álcool ou drogas. A condução “sob influência” põe em risco a sua segurança e de todos quantos circulam consigo. Sendo ainda um perigo para os outros utentes da via pública.

Evite os acidentes em viagem

Cumpra sempre as regras de trânsito. Por exemplo, em autoestrada circule sempre pela direita. A via da esquerda deverá ser usada exclusivamente para ultrapassar. Ao efetuar uma ultrapassagem verifique que tem todas as condições de segurança para a fazer. Não arrisque.

Mantenha uma distância de segurança em relação aos veículos à sua frente. Respeite os limites de velocidade, adeque-a às condições do piso e ambientais. Em caso de avaria, imobilize o veículo, fora da faixa de rodagem, ou na berma, e coloque o colete e triângulo de sinalização de forma visível para os outros condutores.

Lembre-se de ligar os médios, ou luzes de cruzamento, sempre que necessário. Com chuva intensa, ou nevoeiro, deve circular com os médios e faróis de nevoeiro ligados. Pois nos momentos de penumbra, quer ao anoitecer ou amanhecer, são mais seguras e visíveis que as luzes de circulação diurna. Pois, assim, terá a vantagem de possuir luzes acesas na traseira do veículo.

O uso do cinto de segurança já é comum, porém certifique-se de que todos os ocupantes o usam. Mesmo em trajetos pequenos. Tenha um cuidado especial caso transporte crianças. As crianças deverão viajar sempre no banco traseiro, com o dispositivo de retenção adequado à idade, tamanho e peso.

Sempre que fizer viagens longas, faça pausas pelo menos de duas em duas horas. Evite quaisquer manobras perigosas durante a condução. A distração é o fator que mais acidentes causa, outro é a imprudência. Indique sempre a porta do lado do passeio para que os passageiros entrem e saíam do automóvel. Assim, estarão protegido dos veículos que passam na faixa de rodagem.

Evite os acidentes como peão

Os peões também têm regras a cumprir. Devem, preferencialmente, caminhar nos passeios. Mas caso estes não existirem, devem usar a berma, mas sempre pelo lado esquerdo da faixa de rodagem. Desta forma terão os veículos de frente, podendo reagir em caso de perigo.

Os peões devem atravessar sempre nas passadeiras. Como condutor, dê mais tempo aos idosos para que completem a travessia. Caso estas sejam controladas por sinais luminosos, espere que o sinal fique verde antes de atravessar. Mas confirme visualmente que o condutor o está a ver, só inicie a travessia após os veículos se imobilizarem por completo.

Após descer de um autocarro, ou saíres de um veículo, espera sempre que o veículo que te trouxe parta para então atravessar a rua. Só assim poderás ver plenamente os veículos que se aproximam e ser visto pelos condutores, de ambos os lados. Garantir que vemos e somos vistos é uma das maiores premissas da segurança rodoviária.

Quando andar de bicicleta com outras pessoas, lembre-se que é mais seguro circular em fila indiana. Sinalize as suas manobras. Use sempre capacete corretamente apertado. Esta recomendação também serve para quando andar trotineta, patins ou hooverboard. Este é indispensável para proteger a cabeça, em caso de queda. Circula seguro.

Foto | Wikimedia