Michelin: o que é o BikeSphere?

Mais dispositivos de segurança, seja para veículos de quatro ou de duas rodas, é sempr bem vinda. A Michelin mostrou rcentemente um dispositivo que tenta evitar acidentes grande entre bicicletas e automóveis. Chama-se BikeShpere e pode conhecê-lo no Circula Seguro.

O que é então o Michelin BikeShpere? Ainda que o seu nome soe a pneu esférico para bicicletas, trata-se de algo muito mais importante. Destina-se aos veículos de duas rodas, ainda que neste caso tenha sido especificamente desenvolvido para evitar mortes na estrada.
O BikeSphere, como pode ver nas imagens e no vídeo que publicamos, trata-se de um conjunto de luzes inteligente que detetam os perigos ao redor do ciclista e alertam os automóveis e o próprio ciclista, com o objetivo de prevenir acidentes. À noite ou em situações de baixa visibilidade, por exemplo, o dispositivo desenha sobre o asfalto o perímetro de segurança do ciclista a partir de dois projetores laser situados à frente e atrás na bicicleta. Desta forma, os automobilistas sabem a cada instante a distância miníma que devem manter.
O que acontece então? Se algum automóvel se aproxima em excesso de velocidade do “tal” perímetro de segurança, a projeção das luzes no asfalto torna-se três vezes mais intensa, alertando para o risco eminente de forma a ganhar tempo de reação.
A ideia do BikeShpere chega do moviento “Trendy Drivers“, um programa da Michelin que fomenta a segurança rodoviária entre jovens. Para além de iniciativas próprias, como esta, também apoia projetos empreendedores que porcurem mudar as tendências perigosas na estrada com prémios de até 6000 euros. Desta forma contribui-se com o financiamento necessário para colocar as ideias em prática.

Fonte: Michelin, informação, imagens e vídeo