O exemplo será sempre a melhor formação

O exemplo será sempre a melhor formação

Quando um pai ralha com o seu filho porque ele fez algo de errado, esse pai deverá verificar, em primeiro lugar, se lhe deu o bom exemplo, o correcto, aquele que vai fazer com que o seu educando o imite, mostrando respeito por todos aqueles que com ele convivem ou dele dependem.

A formação, enquanto ferramenta para a disciplina do formando, é um dos caminhos que devem ser utilizados para moldar com bons comportamentos aqueles que queremos que sejam correctos e desta forma minimizar eventuais consequências de opções erradas.

 O exemplo é a melhor formação

A polícia, enquanto força de intervenção e fiscalização, deve, sempre, actuar de forma a privilegiar o bom exemplo aos demais utentes da via pública. Deste modo, garante que quem os observa jamais os poderá apontar, assim como enviam um sinal a quem os rodeia que têm toda a legitimidade moral para os autuar quando se encontrem em transgressão.

Infelizmente, muitas são as vezes em que nos deparamos com viaturas da polícia em transgressão ao Código da Estrada, não estando em circulação de emergência. Esta realidade faz com que os cidadãos condutores apresentem sinais de insatisfação, apontando o dedo em riste aos “transgressores”.

Assim, torna-se urgente que os senhores condutores de viaturas da polícia optem por adoptar comportamentos exemplares, abstraindo-se de transgressões que ninguém vai fiscalizar, a não ser a opinião publica.

Foto¦ O Castelo