Os veículos de escolas de condução também são elementos activos no trânsito

Os veículos de ensino automóvel também são elementos activos no trânsito

Quem é que nunca andou numa escola de condução, para compreender, quando for para a estrada, que os automóveis de ensino dessas mesmas escolas de condução, também são elementos activos no sistema de circulação rodoviária?

Pois é, parece que andam por aí muitos(as) condutores(as) que, ou não passaram realmente por uma das muitas  escolas de condução, sujeitos a todo o processo de aprendizagem e tudo o que o envolve, ou essa passagem foi tão fugaz que já se esqueceram das suas dificuldades e das que proporcionaram, em pontuais situações, ao trânsito seu envolvente.

Educação exige-se para com quem anda a aprender a conduzir

É realmente incompreensível que hajam condutores que não percebam e não tenham o devido respeito para com quem anda a aprender a conduzir numa escola de condução. Percebe-se, claro, que por vezes, ainda que os profissionais do ensino automóvel o tentem evitar, se pode condicionar um pouco o tráfego. O que não se percebe é a intolerância daqueles que já têm o seu título para conduzir, para com os outros.

A responsabilidade de ter uma carta de condução

O sistema de ensino automóvel, em Portugal, por que é deste país que estamos a escrever, não é perfeito, é verdade. Mas dentro dessa imperfeição, dispõe de técnicos formados e capazes de trabalharem de modo a disfarçarem essa incapacidade legislativa e estrutural que rege o ensino da condução automóvel a que as escolas de condução estão sujeitas.

No entanto, torna-se necessário que os demais utilizadores da via pública percebam que ali, naquela viatura devidamente identificada, circula uma pessoa cujos atributos de condutor estão a ser trabalhados e desenvolvidos.

Deste modo, alerta-se os encartados que deverão realizar uma maior distância de segurança para com aqueles veículos, assim como proverem-se de uma maior dose de tolerância para com os seus eventuais erros. É que buzinar ou circular demasiado próximo, para além de não ajudar, apenas atrapalha.

Está com pressa? Saia de casa mais cedo!

Foto¦ Informatoz