Posso usar pneus de inverno agora?

Pode-se circular com pneus de inverno durante todo o ano? É uma dúvida que ocorre a muitos condutores que são obrigados a comprar pneus de inverno em determinado momento e depois vêem-nos na garagem, durante o verão, a ganhar pó. Ou que comprarm carros importados que já os trazem montados e que depois não dá jeito trocar porque não há dinheiro para comprar outros. Em Portugal, felizmente, não existem esta tendência, mas pode acontecer.

Infelizmente, usar pneus de neve durante todo o ano não é recomendado. No longo prazo, vai custar mais dinheiro do que mudá-los, pode comprometer o desempenho do seu veículo na estrada e a segurança sai beliscada.

Aliás, a segurança é um dos principais motivos para que os fabricantes de pneus ofereçam diferentes tipos de produtos para os extremos de temperaturas e condições atmosféricas.

Aqui estão algumas razões específicas para que o uso de pneus de inverno não seja aconselhável durante todo o ano. E não se trata só do incómodo de montar e desmontar os pneus, pois para isso existe uma solução para simplificar esse processo também, que veremos mais à frente. A Michelin e o Circula Seguro apontam algumas razões para tal.

O que é um pneu de inverno?

Todos os pneus de inverno, são feitos para aumentar o poder de tração no frio extremo, e em estradas geladas, com neve ou muito lamacentas. A borracha é capaz de permanecer mais macia, o que o torna mais flexível, permitindo que o pneu se adapte melhor à estrada.

Esta caraterística, juntamente com rasgos do piso do pneu mais profundos que o normal e desenhos de piso específicos, são o que tornam os pneus de inverno ideais para as condições meteorológicas mais difíceis e de frio extremo. Existem exceções: para conhecer um pneu de verão da Michelin que é homologado para o inverno, clique aqui.

Por que não deve usar pneus de Inverno em tempo quente

Os pneus de Inverno são especialmente concebidos para temperaturas frias e precipitação típica dessa época do ano. Uma vez que aquece, não precisará da profundidade de piso extra para lidar com a neve ou bordas de desenho específico para obter maior tração no gelo.

O desgaste será mais rápido no pavimento quente e seco. Como já foi mencionado, a borracha do piso dos pneus de inverno é consideravelmente mais flexível do que a de todos os outros pneus. Isso provocará um desgaste prematuro em temperaturas quentes.

Os pneus de verão são construídos para suportar temperaturas quentes. Este sim estão preparados para proporcionar uma longa vida, com um desgaste controlado nessas condições de utilização.

Os pneus de inverno terão um desempenho reduzido onde não seja o seu “habitat natural”. Em ambientes quentes, não oferecem as mesmas performances que os normais. Imagine-se, se por questões de segurança for necessário fazer uma manobra rápida e brusca. Com os pneus de inverno o veículo escorregará mais, aumentando a probabilidade de entrar em derrapagem descontrolada.

Os compostos e desenhos específicos de piso de pneus de inverno não são projetados para obter um desempenho optimizado em piso seco. Nem para que a sua durabilidade seja longa em tempo quente. Assim como o seu desgaste será acelerado em clima quente.

É por isso que usar pneus de neve durante todo o ano é mais caro do que montá-los sazonalmente. Quanto mais cedo eles se desgastam, mais cedo terá de os substituir.

Simplifique a utilização de pneus de inverno e de verão

Conduzir sempre com pneus específicos de inverno durante todo o ano não é solução. Mas estar sempre a deslocar-se à oficina para trocar os pneus de inverno para os de verão quando chega o calor e voltar a fazer o inverso quando o frio regressa é uma maçada.
A solução é simples, arranje dois conjuntos de jantes, cada qual com um conjunto de pneus. Compre jantes com as mesmas dimensões e furação das suas rodas atuais. Monte os seus pneus de inverno nessas novas jantes e armazene-os na garagem até o inverno voltar.

Assim em vez de ter que mudar os seus pneus a cada inverno, basta mudar o conjunto completo das rodas. É uma alternativa rápida e relativamente barata para montar e desmontar pneus a cada temporada.

Foto |   , BmwBlog,