Prepare a viagem de férias antecipadamente

Todos gostamos de ir de férias e quando implica uma viagem por estrada e se gosta de conduzir, são duas alegrias num só evento. Uma viagem de férias traz um sentimento de liberdade. Como não existem muitos prazos a cumprir, você pode escolher fazer o máximo, ou o mínimo, que quiser durante a viagem.

É importante preparar-se antecipadamente, anteveja diversos pormenores para garantir que a sua viagem decorra sem percalços. Aqui ficam algumas dicas para garantir que está pronto para efetuar a viagem, que consegue disfrutar das férias e regressar a casa, sempre com segurança.

Preparação do carro

Certifique-se de que o seu carro está em condições antes de partir. Isso significa que deve ter a manutenção efetuada. Mais, calcule quantos km prevê percorrer e tente que não ultrapasse os limites da manutenção. Calcule se óleo e o filtro de óleo possuem margem para a distância a percorrer.

Certifique-se que todos os reservatórios de líquidos estão atestado e em boas condições. Verifique os pneus, estão em bom estado? Conseguem percorrer a distância a que se propõe nesta viagem de férias? Não ficarão abaixo dos limites de desgaste durante sua viagem?

Caso ache que isso poderá acontecer, será devido à grande extensão da viagem ou estão já necessitando serem trocados? Caso seja pela extensão da viagem, pesquise onde será vantajoso efetuar a troca.

Prepare-se já, contacte o local e pergunte se tem em stock pneus das dimensões que necessita. Saiba onde poderá trocá-los a bom preço. Não esqueça do alinhamento de rodas, pois isso economizará o desgaste dos pneus ao longo do tempo.

Plano de viagem

Os maiores “assassinos” na estrada são a fadiga, o álcool e a distração, sozinhos são maus mas quando se misturam potenciam ainda mais os maus desfechos. Antes de iniciar a viagem de férias deve prever a sua rota, incluindo os tempos de condução e de descanso, conciliado com as distâncias.

Se prever paragens ao longo do trajeto para fazer turismo, deve planear no máximo quatro horas de condução por dia. Se tiver um dia de condução para percorrer uma longa distância, sempre com as paragens para descanso ao longo do trajeto, deve planear um dia sem conduzir para recuperar.

Abstenha-se de beber álcool, mas beba líquidos para se hidratar, preferencialmente água. Faça algumas pesquisas iniciais sobre opções de turismo ao longo do caminho para que saiba antecipadamente onde irá parar. Planifique as refeições também.

Se usar GPS, assegure-se de ter a última atualização do mapa da zona por onde irá circular, antes de partir. Os downloads efetuados mais tarde poderão ser mais dispendiosos, morosos e especialmente mais stressantes. Pondere também se vale a pena comprar um grande mapa impresso para permitir uma maior “panorâmica” da sua viagem.

Os imprevistos

Certifique-se de planear algumas “soluções B”, para os imprevistos mais conjeturáveis enquanto estiver na sua viagem de férias. O que fará se seu carro avariar? O seu seguro possui assistência em viagem? E é válida no país que vai visitar?

Tem um kit de primeiros socorros em seu carro e sabe como usá-lo? Os itens que o compõem estão dentro de prazo? Pondere transportar no seu veículo algumas garrafas de água e alimentos, preferencialmente snacks. Os alimentos são úteis em caso de avaria, ou grandes engarrafamentos.

Nas longas viagens as crianças ficam aborrecidas e nada melhor que ter à mão algum tipo de entretenimento. Se viaja com crianças, certifique-se de que pode recarregar, ou alimentar o equipamento eletrónico preferido deles. Depois de verificar que não se esqueceu de nada e seguindo estas sugestões para a preparação da sua longa jornada você estará pronto para partir. Disfrute! Aproveite a sua viagem de férias por estrada!

Foto | State Farm