Qual a idade indicada para deixar de conduzir?

seniordriving

Será que essa idade existe? Se qualquer ser humano, dependendo da idade, se sentir em condições para conduzir e se, consequentemente, for renovando a carta sempre dentro dos prazos com os atestados médicos condizentes, não há razão para não o fazer.


Não existe uma idade legalmente identificada para deixar de conduzir. No entanto, pode decidir quando parar enquanto não tiver qualquer condição médica que afete a sua condução. Descubra de que forma as alterações na sua saúde podem afetar a sua condução e como desistir da sua licença, se necessário.

O que precisa considerar enquanto condutor sénior

Pode não ser fácil perceber quando deve parar de conduzir, a não ser que a sua saúde e visão piorem repentinamente. O fator mais importante a considerar é o da sua segurança e a dos outros. Se está preocupado que a sua condução não seja tão segura como já foi outrora, não espere por um acidente para parar.

Pode ser  altura para deixar de conduzir, se:
– A sua capacidade de reação está visivelmente mais lenta;
– Acha as situações de trânsito cada vez mais stressantes e complicadas;
– A sua visão está consideravelmente a piorar;
– Tem uma condição médica que afeta a sua capacidade de conduzir com segurança.
– Já não tem noção do código da estrada (nem quer fazer reciclagens)

Condições médicas e condução

Deve informar o IMTT, aquando da revalidação da sua carta de condução, sobre quaisquer condições médicas que possam afetar a sua capacidade de conduzir em segurança. Podem tratar-se de condições de saúde que façam parte do seu histórico e que se tenham agravado ou situações novas.

O efeito de medicamentos prescritos na condução.
Se está sob medicação, pergunte ao seu médico se essa medicação pode afetar a sua condução. Alguns medicamentos podem causar sonolência, tonturas ou dificuldade de concentração. Até os medicamentos mais comuns, como os analgésicos ou os comprimidos para a gripe e constipações, podem provocar sintomas que afetam a sua condução.

A visão e condução

Deve ser visível e, por isso, deve conseguir-se ler um número de uma matrícula a 20 metros de distância. Se precisa de óculos ou lentes de contacto para ver ao longe, certifique-se que utiliza esses elementos sempre que conduzir.
À medida que a sua idade avança, a sua visão altera-se irremediavalmente Fazendo exames oftalmológicos regulares, o seu oftalmologista será capaz de detetar sinais precoces de certas condições que afetam a sua capacidade de condução. Estas condições podem ser: cataratas, glaucoma ou diabetes.

O que fazer quando decide deixar de conduzir?

Se decidir parar de conduzir, deverá contactar o IMTT e informar que pretende cancelar a sua licença de condução (carta). As entidades responsáveis informar-lhe-ão de como deverá proceder de seguida.