Qual a melhor hora para viajar de carro

Viagens1

Escolher a hora mais adequada para fazer uma viagem de automóvel é um assunto sempre delicado, principalmente numa época do ano propícia a deslocações e viagens longas. Se não acertarmos no percurso e na hora, podemos tornar um pequeno trajeto num autêntico pesadelo.


Sem pressas e agonias, conseguimos sair sem problemas, para chegar sem problemas. Todavia, é importante que procuremos uma hora adequada para evitar trânsito, filas e engarrafamentos, sono ou, nos meses de verão, as altas temperaturas.

Adapte a sua hora de saída

Existe uma regra que se cumpre de forma matemática quando fazemos uma viagem por causa de um feríado, férias ou festividades… as filas e engarrafamentos tendem a produzir-se à saída das grandes cidades, à sexta-feira ao meio dia, quando a maioria das pessoas saem dos seus empregos. Num dia e trabalho “normal”, estes engarrafamentos acontecem ao final do dia a caminho de casa.
Normalmente, as grandes cidades têm as suas horas e ponta ao início da manhã e ao final do dia. Por isso, quando decidir viajar durante a semana, evite estas horas para começar a viagem.
Nestes casos, o melhor será adaptar a nossa hora de saída em função da duração da nossa viagem e, se nos for possível , o melhor será escolher uma hora menos habitual para arrancar.

Viagens alternativas

Informe-se das piores horas

O melhor será ouvir quem sabe. Nas operações de saída e chegada dos períodos de férias e feriados, a Brigada de Trânsito tem controladas as horas das deslocações, os dias, as zonas de maior concentração de trânsito e todos os “timings” de movimentações.
Por isso, é importante que planifiquemos a nossa viagem em função destas horas conflituosas de maior de número de deslocações e façamos a agenda de forma a evitá-las. A Brigada de Trânsito pede especial atenção à necessidade de escalonar as deslocações nestes dias, para que não coincidam todos os veículos ao mesmo tempo nas mesmas estradas.
Depois do Natal, a passagem de ano é outro momento do ano em que as longas deslocações acontecem e em que são muitos os que se fazem à estrada, alguns depois de um dia inteiro de trabalho.

Viaje de noite ou de madrugada

Como temos vindo a frisar ao longo deste artigo, devemos evitar os horários de maior afluência de deslocações e escolher um horário pouco frequente para nos fazermos à estrada.
Na passagem de ano será impossível, mas normalmente, se se vir obrigado a sair muito tarde para iniciar a viagem, o melhor será sair no dia seguinte. Descansa mais uma noite, e sai de madrugada ou de manhã. Terá de fazer face ao sol, que acaba por molestar um pouco. Se vai realizar uma viagem em direção a este, vi ter o sol diretamente na sua face entre as 6 e 30 e as 10 horas da manhã.
Outra alternativa passa por realizar a viagem de noite, quando as estradas estão praticamente vazias. Se não padece de cegueira de nenhum tipo e está bem descansado, esta é uma boa opção. É também uma hora indicada para viajar com crianças, especialmente se sofrem de enjoos ou se ficam inquietos durante a viagem. Desta forma, poderão realizar uma boa parte do percurso a dormir, e o condutor vai guiar de forma mais tranquila e sem distrações.

Viagens com navegador
Utilize aplicações de navegação

Alguns navegadores para smartphone, como o Google Maps, o Waze ou o Inrix, têm sistemas que compilam e recompilam a informação do trânsito em tempo real, como por exemplo a quantidade de veículos ou deslocações que se acumulam em determinados lugares e a determinadas horas.
Posteriormente, esta informação é tida em conta na hora de calcular a duração dos trajetos, o que permite oferecer ao utilizador da aplicação a melhor hora para percorrer aquele percurso, sem trânsito nem acidentes. Mesmo que saiba o percurso, coloque-o no sistema de navegação. Vai analisá-lo e dar-lhe as melhores alternativas de estradas para fazer a viagem mais tranquilo.

Fonte: Circula Seguro.com29